quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Dr. Sérgio Cavalheiro no Programa Mais Você

No dia 19/03/14 fui avisada por amigos do Facebook que o Dr. Sérgio Cavalheiro, o neurocirurgião pediátrico que operou meu filho Vitor estava participando do programa "Mais Você", apresentado pela Ana Maria Braga, da rede Globo de televisão. Foi uma pena eu não ter assistido, pois quando liguei a TV já tinha passado, mas logo foi disponibilizado na internet e pude então assistir.

O tema da matéria foi "Esperança para as mães, a cirurgia fetal que pode salvar bebês ainda no útero".  A técnica consiste em deixar o útero da mãe exposto e então o feto é operado com as costas para fora e depois o bebê é colocado dentro da barriga de novo e o útero é fechado e a gestação prossegue normalmente, até o nascimento do bebê, no tempo adequado.

Na maioria dos casos, a cirurgia serve para corrigir um problema chamado "mielomeningocele", que é uma mal formação na coluna dos bebês e que tem como principal sequela a hidrocefalia, que consiste no acúmulo de água no cérebro, e se não corrigido causa distúrbios mentais e motores.

O neurocirurgião Dr. Sérgio Cavalheiro e o obstetra Antonio Moron atuam em dupla, pois um abre o útero e o outro realiza a intervenção neurológica. São pioneiros e os únicos a realizar esse tipo de cirurgia no Brasil, que tem salvado a vida de tantos bebês.

No link abaixo, a íntegra da matéria e maiores detalhes:
http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/O-programa/noticia/2014/03/esperanca-para-as-maes-a-cirurgia-fetal-pode-salvar-bebes-ainda-no-utero.html


Vitor e o Dr. Sérgio Cavalheiro em ABR 2012


Vitor e o Dr. Sérgio Cavalheiro em ABR 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog