quinta-feira, 3 de julho de 2014

Belém, Cisjordânia: local do nascimento de Jesus

Visitamos também Belém, que atualmente é uma cidade palestina, localizada na parte central da Cisjordânia, a menos de 9 km ao sul de Jerusalém.



Ao sairmos de Jerusalém, passamos pelo muro de segurança israelense, poi são eles que controlam as entradas e saídas de Belém.

No caminho entre Jerusalém e Belém localiza-se o túmulo de Raquel, que foi esposa de Isaque, filho do patriarca Abraão. Raquel  foi mãe dos gêmeos Isaú e Jacó. Jacó posteriormente se tornou Israel, pai das 12 tribos de Israel e os judeus são os descendentes de seu filho Judá.

Lá é a terra natal do rei Davi e local onde foi coroado rei.

Atualmente, a maioria da população da cidade de Belém é composta por cristãos e muçulmanos e de imediato já deu pra perceber as diferenças sociais com os judeus de Jerusalém. Ruas mais simples, casas modestas, desemprego, pobreza, falta de recursos. Nosso guia disse que as diferenças entre os salários mínimos dos palestinos da Cisjordânia e dos Israelenses é muito grande.  O salário mínimo palestino era de US$ 410 por mês, comparado com os US$ 1.217 do salário israelense.

Na Cisjordânia vive uma das maiores comunidades de cristãos palestinos do mundo. Nosso guia era cristão, assim como nós.

Foi em Belém que Jesus nasceu e que privilégio conhecer aquele lugar!!

Maria e José viviam em Nazaré, cidade pequena, na região da Galileia. Maria estava grávida, quando o imperador César Augusto publicou um decreto, ordenando que todas as pessoas deveriam apresentar-se, cada qual em sua terra natal. Como José era descendente de Davi, ele e Maria foram de Nazaré até Belém, para fazer o recenseamento. Maria e José atravessaram praticamente toda a Palestina, uma viagem de mais ou menos 120 km. Maria estava no último mês de gravidez., e a viagem foi feita num burrinho. Quando chegaram em Belém, o casal queria arrumar logo um lugar para passar a noite, mas como as hospedarias estavam lotadas, a busca foi em vão. Foi quando alguém, sensibilizado com a situação, disse que se eles quisessem, poderia ceder o local de abrigo dos seus animais, o estábulo. E eles aceitaram de bom grado e foi durante a noite que Jesus, o salvador do mundo nasceu. O pequenino bebe foi acomodado num berço de palha. Foi uma longa noite, que começou escura, cheia de dor, medo, cansaço e insegurança, mas terminou como uma noite iluminada, repleta de ternura, de amor, de esperança e de profunda paz. Era noite escura, mas a luz da estrela venceu a escuridão, a felicidade venceu a dor e a esperança venceu o medo. Aleluia! Glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra! Hoje nasceu em Belém uma criança, o Messias, filho de Deus, que fez-se criança. A aldeia se encheu de luz, os campos se iluminaram; animais, anjos, pastores e sábios correram para ver, sentir e ouvir os mistérios da vida, mistério de Deus.

Não foi acaso tudo ter ocorrido dessa forma. Séculos antes já havia sido profetizado que o Salvador do Mundo nasceria em Belém. Malaquias 5:2 diz  “ E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.”

Em Daniel 9:25 foi previsto o tempo do nascimento de Jesus: “ Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em tempos angustiosos.”

E Jesus nasceu de uma virgem, e isto também já estava escrito em Isaias 7:14: “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.”

Com tantos sinais, tantas profecias e infelizmente foram poucos os que o reconheceram e aceitaram com Deus!


Lá em Belém visitamos a Basílica da Natividade, construída sobre uma caverna, entre os anos 327 a 333, a pedido de Santa Helena, mãe do Imperador romano Constantino. Após a conversão de Constantino ao cristianismo, sua mãe Helena foi em peregrinação à terra santa para encontrar e construir marcos em locais do nascimento e crucifixão de Jesus.

Na “Gruta da Natividade” há uma estrela de prata de 14 pontas, que segundo a tradição é o local exato onde nasceu Jesus, o Salvador do mundo!

A emoção é indescritível ao estar neste local!! Também segundo a tradição, essa pequena capela marca o ponto onde o menino Jesus foi banhado pela primeira vez.

A Basílica atual não é a mesma feita inicialmente, pois teve que ser reconstruída após alguns incidentes. Mas é possível ver um pedaço do piso original, que foi preservado.

Lá é um local sagrado para o cristianismo e também para o islamismo, pois os muçulmanos consideram Jesus como sendo o segundo maior profeta.

Em 2012, a UNESCO classificou a Basílica da Natividade como Patrimônio da Humanidade.


Pátio da Basílica da Natividade em Belém, Cisjordânia


Arvore genealógica de Jesus. Abraão na base, como Pai de todos, tanto de judeus como dos muçulmanos


Estátua de Jeronimo, que foi quem traduziu o Velho Testamento do aramaico para o latim. 33 anos de árduo trabalho. Grande contribuição para que a Palavra de Deus chegasse a todos os povos e linguas


Jerusalém fica a menos de 10 km de Belém



Postagens Relacionadas:

JAN 2014: Férias Inesquecíveis
http://jornadacontraocancer.blogspot.com.br/2014/05/jan-2014-ferias-inesqueciveis.html

15 JAN 2014: Passeio por Istambul, Turquia. Antiga Constantinopla.
http://jornadacontraocancer.blogspot.com.br/2014/06/15-jan-2014-passeio-por-istambul.html

Capadócia: lugar indescritível
http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2014/06/capadocia-lugar-indescritivel.html

17 JAN 2014: Passeio de balão na Capadócia
http://jornadacontraocancer.blogspot.com.br/2014/06/17-jan-2014-passeio-de-balao-na.html

Sharm El Sheikh, Egito
http://jornadacontraocancer.blogspot.com.br/2014/06/o-vulcaosharm-el-sheikh-egito.html

Mar Morto, Israel
lhttp://jornadacontraocancer.blogspot.com.br/2014/06/mar-morto-israel.html

Jerusalém, Israel
http://jornadacontraocancer.blogspot.com.br/2014/07/jerusalem-israel.html

Belém, Cisjordânia: local do nascimento de Jesus
http://jornadacontraocancer.blogspot.com.br/2014/07/belem-cisjordania-local-do-nascimento.html

Profecias acerca de Jesus
http://jornadacontraocancer.blogspot.com.br/2014/07/profecias-acerca-de-jesus.html

Safari pelo deserto do Sinai, Egito
http://jornadacontraocancer.blogspot.com.br/2014/07/safari-pelo-deserto-do-sinai-egito.html

Subindo o Monte Sinai
http://jornadacontraocancer.blogspot.com.br/2014/07/subindo-o-monte-sinai.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog