terça-feira, 27 de maio de 2014

07 a 12 JAN 2014 - Campori da Divisão Sul Americana

Entre os dias 07 e 12 de janeiro de 2014 aconteceu o Campori Sul Americano de Desbravadores, que foi na cidade de Barretos, interior de São Paulo, a aproximadamente 400 Km da capital.O Campori é um grande acampamento que reúne adolescentes, jovens e crianças que participam dos clubes de desbravadores mantidos pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em todo o mundo. 

Esse grande “encontro” sul americano acontece de dez em dez anos, e com certeza é um momento marcante e único na vida de quem participa. Meus três filhos participaram e amaram.

O Parque do Peão em Barretos se transformou numa verdadeira cidade, com mais de 35.000 pessoas acampadas em barracas de lona. Foi organizada uma estrutura gigantesca, para garantir água, energia, alimentação, segurança, prontos atendimentos em caso de emergência e muitos outros serviços essenciais.

Meus filhos Bruno e Davi foram alguns dias antes para ajudar na montagem do acampamento do Clube que eles pertencem, mas o Vitor e as demais crianças foram somente no dia da abertura. Pude assistir a cerimônia de abertura online pela internet e foi emocionante. Estiveram presentes algumas autoridades,  incluindo o governador de São Paulo, Geraldo Alkmin.

Além da interação entre os participantes, foram desenvolvidas muitas atividades, incluindo eventos comunitários. Um dos dias foi reservado para o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, em Olímpia. Foi dividido, pra que em cada dia fosse um grupo de determinada região, porque se todos os 35.000 fossem num único dia, o parque aquático não comportaria.

No sábado dia 11, penúltimo dia do evento, o grande acampamento foi aberto para visitação, então eu e meu marido fomos até Barretos. Ficamos impressionados com tamanha organização, pois as áreas foram divididas por regiões e não foi difícil encontrar o clube dos meninos no meio daquela cidade imensa. Após o almoço, fomos passear e conhecer os outros clubes do norte, nordeste, centro-oeste, sul, sudeste, Argentina, Chile, Bolívia, Equador, Colômbia, Paraguai, Uruguai. Muito interessante interagir com outras culturas e fazer novas amizades.

Eu e meu marido ficamos felizes ao ver nossos filhos contentes, ativos e participativos. O Vitor especialmente super falante e integrado ao grupo. Retornaríamos no mesmo dia, pois visitantes não podem pernoitar no local, aí perguntamos se eles queriam retornar conosco de carro... Imaginamos que estivessem cansados e quisessem voltar pra casa e qual foi a resposta? Nenhum dos três quis perder os últimos momentos desse evento tão especial e eu e meu marido retornamos sozinhos, deixando nossos pequenos lá em Barretos. Hoje eu entendo que foi melhor eles terem ficado, pois aconteceu um acidente no nosso retorno e na próxima postagem falarei sobre isto...

Reportagem do Jornal Nacional falando do Campori

Vitor, Bruno e meninos da unidade deles
Cozinha do Clube deles, onde foram realizadas as refeições


Almoçamos com eles no dia que visitamos o Campori
O Clube Alfa Centauro fazendo interação com um clube do Chile


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog