segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SET a NOV 2011 – Treinamento, Expo Saúde e Congresso de Mulheres

16 a 18 SET 2011: Treinamento em Saúde e Vida Saudável
Entre os dias 16 a 18 de setembro de 2011 estive mais uma vez participando de um treinamento em Saúde, na cidade de Cotia/SP e foi promovido pela minha igreja. Assisti palestras maravilhosas e também demonstração prática de culinária, no caso doces e sobremesas saudáveis, com o culinarista Ricardo Fioravanti. Muito interessante. Também assisti a professora Eliza Biazzi, conferencista e escritora de diversos livros na área de saúde e alimentação, incluindo um que gosto muito, que é “Recursos para uma vida natural”.

29 OUT 2011 – Expo Saúde
A igreja adventista, da qual faço parte tem como uma de suas doutrinas o cuidado com o corpo,  pois segundo a bíblia somos “Santuário do Espírito Santo” (I Corintios 6:19 e 20). A cada dia, a ciência tem comprovado que hábitos saudáveis podem prevenir inúmeras doenças, além de trazer bem estar geral. Em cada igreja adventista é escolhida uma pessoa para desenvolver ações nessa área, e aqui na minha igreja, sou a “diretora de saúde”, e apesar de leiga, tenho compartilhado o que tenho aprendido. No ano passado, desenvolvemos um projeto aqui na nossa região denominado “Expo Saúde”, originalmente desenvolvido pelo Instituto Weimar, o Centro Hospitalar de Estilo de Vida Wildwood e o H.E.R. (Health Education Resources – Recursos Educativos de Saúde). Consiste numa feira, onde são montados stands dos 8 fatores principais relacionados à prevenção de doenças (nutrição, exercício, água, luz solar, temperança, ar puro, descanso, confiança). A pessoa visita cada stand, e além de orientações práticas, realiza alguns testes (IMC, glicemia, pressão arterial, step, fluxo expiratório) e ao final, após a inserção dos dados num software no computador, e de acordo com as respostas sobre seu estilo de vida, é possível saber sua idade biológica em relação à idade cronológica. O grande objetivo da Expo Saúde é a conscientização de que os hábitos saudáveis podem melhorar a saúde do organismo como um todo. Utilizamos a quadra de uma escola pública e muitas pessoas participaram e gostaram bastante e desde o início do ano, recebemos o convite por parte da escola para repetir o projeto, o que aconteceu no dia 29 OUT 2011. Durante a Expo, recebemos a visita de uma vereadora da cidade de São Paulo, que também é médica e gostou muito do projeto.

Ah, até o Vitor participou... sua função era digitar os dados no computador e encaminhar a pessoa ao próximo stand... 

Abaixo, um vídeo com uma pequena amostra de como foi a “Expo Saúde”


04 a 06 NOV 2011 – Congresso de Mulheres em Águas de Lindóia
Participei novamente este ano do Congresso de Mulheres promovido pela Igreja Adventista no estado de São Paulo, que aconteceu na cidade paulista de Águas de Lindóia e foi muito proveitoso. Compareceram cerca de 1800 mulheres, no salão de convenções do Hotel Monte Real e no meio de tanta gente, encontrei casualmente uma pessoa que ainda não conhecia pessoalmente, apesar de já termos nos falado diversas vezes por telefone e e-mail. Trata-se da Dione, sogra do Wendel Matos, que faleceu em novembro do ano passado, aos 32 anos, vítima de um tumor cerebral da mesma linhagem que do meu filho . Relatei a história dele aqui no blog: http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/11/wendel-matos-sublime-esperanca.html 

 Foi muito emocionante encontrá-la e parecia que já éramos amigas a muito tempo... Devo ser boa de fisionomia, pois somente a havia visto em fotos num dos clipes do Wendel e quando a vi lá em Águas de Lindóia, consegui reconhecê-la.

Querida Dione, foi muito bom tê-la encontrado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog