terça-feira, 14 de setembro de 2010

Notícias do primo Ed

No dia 05 de agosto fiz uma postagem sobre meu primo Ed, recém diagnosticado com um tumor cerebral . Maiores detalhes no link: http://jornadacontraocancer.blogspot.com/2010/08/oracoes-pelo-primo-ed.html

Na ocasião da postagem encontrava-se internado e na eminência da cirurgia, que aconteceu na sexta-feira dia 06 de agosto de 2010 e graças a Deus correu tudo bem. A massa tumoral foi removida na sua totalidade, mas segundo o que o neurocirurgião disse “já estava com perninhas”, ou seja, estava “infiltrado”. Ficou apenas 1 dia na UTI e na quarta-feira, 11 de agosto já estava de alta. Foi neste mesmo dia também que saiu o resultado da biópsia, que constatou tratar-se de um “Astrocitoma Difuso de grau IV”, ou seja, um “Glioblastoma Multiforme”, um dos mais graves e agressivos tumores cerebrais. A localização é o cerebelo, uma região extremamente rara para este tipo de tumor... Lá no Canadá eles falam tudo que tem que ser dito para o próprio paciente e inclusive entregaram um livro sobre “Tumores cerebrais”, pra que a família e o próprio paciente possam conhecer os detalhes da doença.

Foi encaminhado para um radiologista e também para um oncologista, para acertar sobre a radioterapia e a quimioterapia.

No dia 25/08 (19 dias após a cirurgia) teve início a radioterapia e também o quimioterápico temodal, na dosagem de 165 mg. Serão 30 seções de radioterapia, sendo todos os dias da semana e descanso no sábado e domingo, mas o temodal não pára nos dias que não tem rádio... Serão ao total 6 semanas de tratamento e já está agendada a ressonância de controle para o dia 31/10.

Os primeiros dias do tratamento foram um pouco difíceis, pois teve bastante desconforto, enjôos e vômitos, mas agora já está melhor. Tenho conversado bastante com minha prima Liliane e eles também acreditam que as estratégias nutricionais ajudam do restabelecimento do organismo, aumentando assim as chances de sucesso. Estão bastante confiantes e crendo que de nada valem os prognósticos, pois é Deus que comanda nossa vida.

Conversando com meu primo na semana passada, me relatou sobre o diálogo que teve com o oncologista... O médico disse: “Você sabe que este tipo de tumor é incurável?” Meu primo respondeu:”Sei sim, doutor. Mas o Sr. Vai se surpreender comigo... Eu vou vencer!” e o médico brincou: “ Então vou ter que te mandar para o livro dos recordes?” E ele finalizou sorrindo: “Vai sim, doutor. O Sr. Vai ver”

Meu primo também me relatou que sua fé em Deus aumentou bastante depois da doença... Sua recuperação cirúrgica foi extremamente rápida e não teve seqüelas, o que é um grande motivo para louvar e agradecer. Em nenhum momento sentiu-se revoltado e está encarando esta difícil prova de forma positiva, pois também acredita que “Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.”

Deus está conosco em todos os momentos, nos amparando, confortando e conduzindo por caminho seguro.

Antes da cirurgia, no Hospital, recebendo o carinho da esposa e dos filhinhos
Graças a Deus correu tudo bem e a recuperação cirúrgica foi muito rápida
15 dias após a cirurgia, na igreja, dando seu testemunho em gratidão a Deus

4 comentários:

  1. Graças a Deus, correu tudo bem. E vamos em frente! Um grande abraço, bom dia :)

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus continua correndo tudo bem!
    bj

    ResponderExcluir
  3. Lidionete, diga a ele para procurar o Dr. Clóvis Orlando da UFF para saber mais sobre o álcool perílico. A pesquisa é justamente com o GBM e está tendo ótimos resultados além de não interferir na quimioterapia e radioterapia convencionais. bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Renata, obrigada pela informação. Atualmente ele mora no Canadá e está fazendo o tratamento lá, mas vou retransmitir.
    bjs

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog