sexta-feira, 15 de maio de 2009

Clorofila

O suco de Clorofila é um coadjuvante fantástico, tendo em vista as propriedades que possui:

- Aumenta a contagem sangüínea
- Fornece ferro para todos os órgãos
- Reduz as toxinas ingeridas
- Reduz a anemia
- Limpa e desodoriza os tecidos intestinais
- Ajuda a purificar o fígado- Reduz a taxa de açúcar no sangue
- Aumenta conteúdo de ferro no leite materno
- Ajuda a curar os ferimentos com mais rapidez
- Elimina odores do corpo
- Resiste às bactérias do corpo
- Limpa os dentes e as gengivas na piorréia
- Melhora a drenagem nasal e expectoração do catarro
- Reduz o corrimento nasal
- Diminui a necessidade de desodorantes
- Elimina o mau hálito
- Excelente gargarejo pós-operatório
- Melhora a inflamação das amígdalas
- Cura as ulcerações dos tecidos
- Reduz a dor causada por inflamações
- Melhora as varizes e revitaliza o sistema vascular das pernas
- Reduz a acidez intestinal
- Nutre e fortalece os sistemas circulatório e intestinal
Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=36305.0

"O poder curativo da clorofila é espantoso. Limpa tudo, retirando toxinas armazenadas por décadas em nosso organismo. Enfim aprendemos a regenerar nosso corpo e eliminar doenças, algumas como cancer, aids, diabetes, etc, tidas como incuráveis. "
Fonte: http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/anabranc/portugues/dep_rubens.html

Alguns tipos de Clorofila e suas indicações

- Alfafa (Medicago sativa) –folhas: indicado para pessoas em estado debilitante, sem forças, estressadas ou em intensa atividade física e intelectual. Tem efeito tônico para atletas em treinamento, para dançarinos ou profissionais que exigem muito da musculatura. Auxilia na recuperação de úlcera gástrica, após doenças longas e esgotantes e na complementação alimentar. A alfafa é uma fonte de aminoácidos, vitaminas, minerais, enzimas, fitoquímicos e fitohormônio para a menopausa.

- Dente de Leão (Taraxacum off.) – folhas: Seus componentes exercem atividade no fígado, vesícula biliar e nos rins. Com seus inúmeros sais nutritivos, purifica o sangue, neutralizando todos os ácidos. Está indicado no tratamento auxiliar dos eczemas, dispepsias, diabetes, constipação intestinal crônica, distúrbios menstruais, cálculos renais e vesicais, reumatismo, artrite e gota.

- Clorofila (folhas de napier, couve, trigo, aveia, alfafa e tanchagem): A essência irradiante do sol, extraída das folhas verdes, purifica o sangue carreando os produtos tóxicos para fora da circulação linfática. Auxilia no tratamento de doenças cardio-vasculares (prevenindo e recuperando), melhora a digestão e combate a fermentação intestinal. Colabora na normalização da pressão arterial (pressão alta). Ativa os glóbulos sanguíneos para a defesa celular.

- Brotos (Alfafa, trigo, aveia, milho, cevada): Extraído de brotos clorofilados, é indicada como “regenerados celular”, recuperando células cansadas e desvitalizadas. Excelente auxiliar nos tratamentos dos processos degenerativos de células, tecidos e órgãos. Após cirurgias e traumatismos, exerce ação recuperadora. Possui alto teor vitamínico, com a presença de inúmeras enzimas, o promove como uma autêntica “Fonte da juventude”

- Trigo “Wheat Grass” (Triticum aestivum L) folhas: Produto extraído de folhas de trigo, conforme orientação de Ann Wigmore, e do Hippocrates Health Instirute (USA- Boston). Considerado um “alimento funcional”, tem ação antioxidante, combate os radicais livres, regenera células, neutraliza toxinas, fornece todos os elementos reguladores de nutrição para o corpo, em qualquer idade.

Reportagem do Globo Repórter sobre a Clorofila: http://www.youtube.com/watch?v=y7egx5WvbGY

* O Vitor toma a "Clorofila do Trigo" e compro congelada em lojas de produtos naturais. Compro sempre na loja "Mundo Verde". Ele toma 1 por dia...

Opção - Como cultivar a Clorofila doTrigo em casa
RECEITA DO SUCO DE CAULE DE TRIGO RECÉM GERMINADO (ANN WIGMORE)
Colocar uma camada de mais ou menos 3 cm de terra adubada em bandeja de plástico de 25x45cm . Afofar gentilmente a terra.
Colocar 1 xícara de sementes de trigo embebidas totalmente em água filtrada por 12 horas ( no transcorrer da noite).
Regar a terra e espalhar as sementes de trigo pela bandeja. Cubra com bandeja de igual tamanho por 4 dias .
No 4º dia descubra a bandeja , regue a terra e deixe perto de uma janela , mas, não diretamente sob a luz do sol. Regar quando necessário.Colher em 4 a 7 dias (geralmente o comprimento do caule está em 14 a 16cm) bem rente à terra com uma faca afiada ou tesoura.
Colher 2/3 do “capim” da bandeja e bater no liquidificador com água. Beber metade de manhã e metade á noite ( +/- 100ml manhã e 100ml a noite) . Não reutilize a terra.
Prepare uma bandeja por dia, para ter o suco todos os dias.

Cereais Integrais X Cereais Refinados

Quanto aos cereais, os mais nutritivos são os integrais, como arroz integral, trigo integral, aveia, quinua, milho, trigo sarraceno. Os especialistas dizem que devemos comer perto de 50% de cereais, com relação ao total de alimentos que ingerimos. Aí incluem arroz, macarrão, pão, sopas, massas em geral, etc. O problema das farinhas refinadas está no índice glicêmico que elas causam e também por causa da mínima quantidade de nutrientes.

Comparativo do arroz branco com o arroz integral

Considerando-se 100% as necessidades diárias dos nutrientes para um adulto, 110 gramas de arroz branco/integral tem:

******************Arroz Integral ********Arroz Branco

Calorias **************30% ***************17%
Proteínas *************39% ***************14%
Ferro ***************114%**************** 7%
Cálcio ****************19% ****************2%
Vitamina B1 *********260%**************** 9%
Vitamina B2 **********21% ****************2%
Niacina *************215% ****************11%

Fonte: Prevenção de Doenças Crônicas – Dr. Sidney Federmann

A associação de qualquer cereal integral (arroz, trigo, aveia, milho) com qualquer leguminosa (feijões, ervilha, lentilha, grão-de-bico) tem todos os aminoácidos essenciais e não essenciais para a síntese protéica, igual a carne, o queijo, mas sem o seu conteúdo e gorduras e sódio.

A recomendação é de evitar utilizar os cereais refinados, que têm alto índice glicêmico e consequentemente provocam a proliferação celular, pois quando ingerimos açúcar ou farinhas brancas que fazem subir rapidamente a taxa de glicose no sangue, nosso corpo libera imediatamente uma dose de insulina para permitir que a glicose penetre nas células. A secreção de insulina é acompanhada da liberação de uma outra molécula, chamada IGF (insulin-like growth factor), cuja característica é estimular o crescimento das células...... Os cereais são os grãos que nascem em espiga, como o trigo, o arroz, o milho, a cevada, a aveia, a quinua...O que são cereais refinados? São os cereais que passaram pelo processo de industrialização e com isto foram “empobrecidos” de nutrientes... seus nutrientes foram “retirados” através deste processo. Os cereais começaram a ser refinados no início do século XIX... até então a humanidade não se alimentava de cereais refinados.... Surgiu com a industrialização... Com o consumo do cereal integral, a liberação da glicose será modulada, não havendo índice glicêmico elevado como no caso dos refinados...

Os principais cereais que encontramos na forma refinada, são o trigo e o arroz. A farinha de trigo refinada (farinha branca) é matéria prima pra muitos alimentos... pão, macarrão, biscoitos, bolachas, etc, etc. Mas graças a Deus que encontramos produtos no mercado que foram feitos com a farinha integral. E a cada dia surgem mais e mais produtos nesta linha...

Vou transcrever abaixo um trecho do livro do Dr. Sidney Federmann, médico do Ministério da Saúde e diretor de Hospital, autor do livro “Prevenção de Doenças Crônicas”. Páginas 256 e 257 do seu livro:

“ Não se deve comer amido sem fibras. A farinha de trigo integral tem o amido acompanhado das fibras. Não se deve comer fibras sem o aumento no aporte de vitaminas, sais minerais e proteínas. A farinha de trigo integral têm amido, fibras, vitaminas, sais minerais e proteínas.As fibras absorvem gorduras e a glicose (que vem do amido) modulando sua absorção para o sangue, isto é, o interior do organismo, o “meio interno”. O excesso de gorduras e glicose ingeridos acompanham as fibras incorporadas às mesmas, transitando pelo interior do intestino sendo eliminados em conjunto com as fezes, o que é benéfico e fisiológico. As fibras fazem o mesmo com as proteínas, vitaminas e sais minerais, o que também é fisiológico. Porém o aporte de vitaminas, proteínas e sais minerais deve ser grande, o que ocorre nas farinhas de cereais integrais e não ocorre na farinha de trigo refinada, também rotulada de “especial” e “comum”.Esta contém, quase que somente amido, perdendo as fibras, a maioria das proteínas, vitaminas e sais minerais. Isto favorece o aparecimento da diabete mellitus tipo II. Além do que, todo alimento deve ser ingerido completo, como Deus o fez, removendo somente a palha, no caso do cereal, que é a parte não comestível.Não se deve comer a farinha refinada (pão branco) acrescida artificialmente de fibras (farelo de trigo), pois faltará ao pão as vitaminas, proteínas e sais minerais e o pouco que tem na farinha refinada, será eliminado pelas fibras. Além disso, a quantidade de farelo de trigo (que tem 50% de fibras) que acrescenta-se ao pão, ou ao biscoito, é aleatória e se excessiva, provocará diarréia. Não se consegue assim o equilíbrio necessário...Portanto, é melhor utilizar o cereal como Deus, nosso Criador, o fez. O cereal já vem pronto e completo. Se deixarmos de interferir na Natureza, ele seguirá seu curso normal e nós teremos as maiores possibilidades de uma vida longa, livre de doenças e sofrimentos.

Os cereais integrais já tem as proporções ideais de amido, gorduras, fibras, proteínas, vitaminas, sais minerais e oligoelementos. E o que é ótimo, a farinha de trigo integral tem pentosan, um potente inibidor da carcinogênese.Portanto, o pão deverá conter farinha de trigo integral, associada ou não a farinha integral de outro cereal, como: aveia, centeio, cevada, etc. Não farinha de trigo “especial”, que é a refinada, o pão branco. Não acrescido artificialmente de farelo, o que origina desequilíbrios nutricionais”

Resumindo: A razão principal de ser melhor consumir cereais integrais não é apenas em razão do índice glicêmico elevado, mas também pelo valor nutritivo... cereal refinado é empobrecido dos nutrientes essenciais, gerando então carência nutricional. Orgânicos ou comuns? Claro que orgânicos são muito melhores...

Como Evitar a Formação de Células Cancerosas

Informações sobre o Câncer

1.Toda pessoa tem células de câncer no corpo. Estas células cancerosas não aparecem nos testes padrões, até que elas se multipliquem em alguns bilhões. Quando os médicos dizem aos pacientes de câncer que não há mais nenhuma célula de câncer nos seus corpos, após o tratamento, isto quer dizer que os testes não podem mais identificar as células cancerosas, porque elas nãoatingiram o tamanho detectável.

2. Células cancerosas podem ocorrer de 6 a mais de 10 vezes na vida de uma pessoa.

3. Quando o sistema imunológico da pessoa é vigoroso, as células cancerosas serão destruídas e impedidas de multiplicar e formar tumores.

4. Quando uma pessoa tem câncer, isto significa que ela tem múltiplas deficiências nutricionais. Estas deficiências são devidas ao fator genético, ambiental, da alimentação e do estilo de vida.

5. Superar as deficiências nutricionais múltiplas

6. Quimioterapia impede o crescimento acelerado das células de câncer e também destrói as células saudáveis na medula óssea, na área gastro-intestinal etc, e pode causar dano aos órgãos, como fígado, rins, coração, pulmões etc.

7. A radiação, enquanto vai destruindo as células de câncer, também produz queimaduras, cicatrizes e danificam as células saudáveis, tecidos e órgãos.

8. O tratamento inicial com quimioterapia e radiação muitas das vezes poderá reduzir o tamanho do tumor. Entretanto, o uso prolongado da quimioterapia e da radiação não resulta em mais destruição do tumor.

9. Quando o corpo está muito sobrecarregado com o efeito da quimioterapia e da radiação, o sistema imunológico ou está comprometido ou destruído; por conseguinte a pessoa pode sucumbir a vários tipos de infecções e complicações.

10. Quimioterapia e radiação podem causar células cancerosas e mutação, se tornarem resistentes e de difícil destruição. Cirurgia também pode produzir células cancerosas e espalhar para outras áreas do corpo.

11. Um modo efetivo para combater o câncer é fazer as células cancerosas passarem fome, não as alimentando, pois elas necessitam de alimento para se multiplicarem

As células cancerosas se alimentam de:

a) O açúcar é um alimentador do câncer. Tirando o açúcar, se elimina a fonte de suprimento da sua alimentação mais importante.

b) O sal de mesa tem uma substância química para torná-lo branco. Esta substância ingerida em excesso causa graves danos ao sistema gastro-intestinal.

c) O leite faz o corpo produzir muco, especialmente na área gastro-intestinal. O câncer se alimenta do muco. Eliminando o leite e substituindo-o por leite de soja não adoçado, as células cancerosas morrem de fome.

12. Células cancerosas prosperam em um ambiente ácido Uma dieta com base na carne é ácida; assim é melhor comer peixe e uma pequena quantidade de frango, do que ingerir carne de boi ou de porco. Carne de gado (criado em fazendas) contém antibióticos, hormônios de crescimento eparasitas, que são prejudiciais, principalmente às pessoas com câncer.

13. Uma dieta feita com 80% de legumes frescos, sucos, grãos inteiros, sementes, nozes e um pouco de frutas ajudam pôr o corpo em um ambiente alcalino. Aproximadamente, 20% delas podem ser ingeridas cozidas, incluindo os feijões.

a) Sucos de vegetais frescos provêem enzimas que são facilmente absorvidas e alcançam até níveis celulares dentro de 15 minutos, para nutrir e aumentar o crescimento das células saudáveis. Para obter enzimas vivas, para formar células saudáveis, tente ingerir sucos de vegetal frescos (a maioria dos legumes, inclusive brotos de feijão) e comer alguns legumes crus, duas outrês vezes por dia. As enzimas são destruídas a temperaturas de 104 graus Fahrenheit (40 grauscentígrados).

b) Evite café, chá e chocolate, que têm alto nível de cafeína. O chá verde é a melhor alternativa.

c) É melhor beber água limpa e natural, deionizada, filtrada, para evitar as toxinas conhecidas e metais pesados da água de torneira. A água destilada é ácida; evite-a.

14. Proteína de carne é difícil de digerir e requer muitas enzimas digestivas. Carne não digerida, que permanece nos intestinos, apodrece e causa a formação de mais tóxico.

15. Células cancerosas têm (suas) paredes cobertas de proteína dura. Privando-as, ou alimentando-as com pouca carne, elas se livram de mais enzimas (tóxicas) e do ataque às paredes de proteína das células cancerosas, e permite que as células protetoras do corpo destruam as células cancerosas.

16. Alguns suplementos constroem o sistema imunológico: O IP6, Flor-essence, (flor de essência - uma mistura de ervas para fazer chá, que se acredita, tem propriedades para curar o câncer) antioxidantes, vitaminas, minerais, etc., para permitir que as próprias células protetoras do corpo destruam as células cancerosas. Outros suplementos, como vitamina E, são conhecidos por causar apoptose, (autodestruição da célula; uma espécie de sistema programado para matá-las) - o método normal do corpo de se livrar das células estragadas, indesejáveis ou desnecessárias.

17. Câncer é uma doença da mente, do corpo e do espírito. Um espírito pró-ativo e positivo ajudará o guerreiro do câncer a ser um sobrevivente. Raiva, inclemência e amargura põem o corpo em estresse, num ambiente acetoso.Aprenda ter um espírito clemente e amoroso. Aprenda relaxar e desfrutar vida.

18. As células cancerosas não podem prosperar num ambiente oxigenado. Exercitando diariamente e profundamente a respiração, ajuda adquirir mais oxigênio até o nível celular. A terapia de oxigênio é outra maneira usada para destruir as células cancerosas.


Outras recomendações

1. Não coloque nenhum recipiente ou embalagem de plástico em microondas.

2. Não coloque suas garrafas de plástico, com água, em congelador.

Substâncias químicas de dioxina causam câncer, especialmente câncer de mama. Dioxina são altamente venenosas às células dos nossos corpo.

Recentemente, o Dr. Edward Fujimoto, Gerente de Programa de Bem-estar junto ao Hospital de Castle, estava em um programa de televisão para explicar esta periculosidade. Ele falou sobre as dioxinas e de como elas são ruins para nós. Ele disse que nós não deveríamos estar aquecendonossa comida em microonda usando recipientes de plástico.
Isto se aplica especialmente para alimentos gordurosos. Disse que a combinação da gordura e alta temperatura liberam dioxinas na comida e finalmente nas células do corpo. Ao invés, ele recomenda usar vasos de vidro, como Pirex ou recipientes cerâmicos para aquecer a comida.Você obtém os mesmos resultados, só que sem a dioxina. Alimentos de TV Dinners (alimentos já prontos, congelados, sopas prontas empacotadas, etc.) deveriam ser removidos dos recipientes e aquecidos em outra coisa. O papel não se recomenda, pois você não sabe a sua composição. É mais seguro usar vidro temperado. Ele também nos lembrou que, há um tempo atrás, algunsrestaurantes de fast food deixaram de usar embalagens de recipientes feitos com espumas sintéticas. Uma das razões é o problema da dioxina.

Também mostrou que aquela envoltura de plástico, como o Saran, (material de plástico impermeável) é muito perigosa quando colocado por cima dos alimentos, para serem cozidos no forno de microondas. Como a comida recebe altas temperaturas, ("nuke") faz as toxinas venenosas derreterem a embalagem do plástico e gotejar para dentro da comida. Cubra o alimento com pirex ou cerâmica.

(O artigo acima recebi por e-mail. É atribuido ao Hospital John Hopkins... Não consegui confirmar se foi ou não divulgado por este renomado Hospital... Mas não importa, pois as informações são valiosíssimas, e independente da fonte, merecem a nossa consideração por estarem de acordo com publicações renomadas)

quarta-feira, 13 de maio de 2009

MAI 2009 - Ressonância

Hoje, 13/05/09, foi a consulta com a equipe de neuro-oncologia do GRAACC e tivemos acesso ao resultado da ressonância realizada dia 11/05.

Graças ao nosso grande e poderoso Deus continua tudo igual! Não cresceu! Não evoluiu!

O aumento volumétrico do bulbo continua inalterado. Como o tumor dele é infiltrativo, ou seja, as células malignas estão misturadas às células sadias dento do órgão afetado, se houvesse um aumento do volume do órgão, significaria aumento do tumor... Mas isto não ocorreu, graças a Deus!

A ressonância havia sido agendada inicialmente para o dia 12/05, mas dias antes nos ligaram antecipando para o dia 11/05.

É a terceira ressonância seguida que ele dorme (naturalmente) na hora do exame. Quem já fez este exame sabe que chega a dar “agonia” ficar imóvel dentro daquele tubo por cerca de 20-30 minutos. Não pode mexer a cabeça, abrir a boca, ficar piscando os olhos, bocejar ou outros movimentos involuntários... Crianças geralmente são sedadas, porque não conseguem tal proeza. Nos primeiros exames tomava anestesia... Mas agora não mais...

Os enfermeiros e técnicos ficam boquiabertos ... Ele deita e dorme! Isso mesmo, dorme!

Aconteceu isto nas três últimas ressonâncias... A impressão que tenho é que um anjo o faz dormir, porque é muito rápido. Ninguém consegue “pegar” no sono de forma tão rápida assim...

Deus está agindo! Sentimos isso! A cura definitiva há de chegar!

O próximo exame será daqui a 4 meses, no dia 16/09/2009.

Obrigada a todos pelas orações!

Abração !
Esta é uma cartinha que recebi do Vitor no dia das mães. Adorei!
Ele ainda não está adaptado pra escrever com letra cursiva com a mãe esquerda .. Sinto que há uma certa resistência da parte dele em insistir e tentar. Antes ele era destro e após a cirurgia virou canhoto, por causa da força muscular perdida no lado direito do corpo. Mas tenho fé que ele ainda se tornará ambidestro, se Deus quiser!

Extrato de Semente de Uva

Extrato de semente de uva pode matar células de câncer, diz estudo


Substância levou células de leucemia ao 'suicídio' e preservou as saudáveis.

Um estudo conduzido por pesquisadores americanos sugere que extrato de sementes de uva pode destruir células cancerígenas.

Os cientistas, da Universidade de Kentucky, realizaram experiências de laboratório e mostraram que, em 24 horas, 76% de células de leucemia expostas ao extrato foram mortas e as células saudáveis ficaram intactas.

A pesquisa abre caminho para novos tratamentos contra o câncer, mas os especialistas disseram que ainda é muito cedo para recomendar que as pessoas comam uvas como forma de evitar a doença.

As sementes de uva contêm alta concentração de antioxidantes, conhecidos por sua propriedades contra o câncer.

Pesquisas anteriores já haviam mostrado que o extrato da semente da fruta pode ser eficaz no combate a células cancerígenas da pele, mama, intestino, pulmão, estômago e próstata.


Suicídio

No entanto, o estudo americano é inédito ao provar as ações do extrato contra a leucemia.

Na experiência, os cientistas expuseram as células doentes a altas doses do extrato, levando várias delas a "cometerem suicídio", em um processo conhecido como apoptose.

Os pesquisadores observaram que o extrato ativou a proteína JNK, que ajuda a regular o processo de auto-destruição celular. Ao exporem as células de leucemia a um agente que inibe a proteína JNK, o efeito do extrato da semente de uva foi interrompido.

O autor do estudo, Xianglin Shi, disse que os resultados podem levar à incorporação de novos agentes na prevenção ou tratamento da leucemia e de outros tipos de câncer.

"O que todos buscam é um agente que tenha um efeito nas células cancerígenas, mas que deixe as saudáveis intactas. E o extrato de semente de uva se encaixa nesta categoria", afirmou o pesquisador.

O estudo foi reproduzido na publicação especializada Clinical Câncer Research.Fonte: G1

Fonte: http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2009/01/01/extrato-de-semente-de-uva-pode-matar-celulas-de-cancer-diz-estudo-587751673.asp

OBS: No momento estou lendo o livro "O que seu médico não sabe sobre medicina nutricional pode estar matando você", do Dr. Ray D. Strand, M.D. e o extrato de semente de uva é muito citado. O Dr. Ray D. Strand descreve inúmeras experiências clínicas com o uso do extrato da semente de uva. Ele recomenda para pacientes de diversas patologias, incluindo câncer, degeneração macular, esclerose múltipla, lúpus, mal de crohn, osteoartrite, artrite reumatóide, asma, efisema, mal de alzheimer, mal de parkinson, diabetes melito, fadiga crônica e fibromialgia.
Eu e meu marido estamos tomando. Tenho problemas na visão, que espero que melhorem com a suplementação.

terça-feira, 12 de maio de 2009

ABR 2009 - Desempenho Escolar

O Vitor está matriculado no terceiro ano (segunda série) e é um excelente aluno.

Persiste ainda a questão do Mutismo Seletivo, mas não atrapalha o seu desempenho escolar.

Percebo que está melhorando a cada dia que passa. Está mais independente, mais descontraído, mais entusiasmado com as atividades da escola.

Concluiu o primeiro bimestre com boas notas. Teve 6 notas DEZ no seu boletim... Houve provas que a professora escreveu: “Primeiro lugar”.

A professora de música vive insistindo conosco para que o matriculemos em uma escola de música, pois o seu desempenho é excepcional.

Graças ao nosso bom Deus o Vitor leva uma vida normal, como qualquer outra criança de sua idade.

A cada dia, nossa força e esperança aumentam!
Cremos que Deus está operando milagres em nossas vidas!

Dieta Budwing Contra o Câncer

(As informações abaixo recebi da amiga Consuelo que mora na Alemanha)

A dieta Budwig (Budwig diet), proposta pela médica alemã Johanna Budwig em 1951, auxilia no tratamento de hipertensão arterial, câncer, artrite, artrose, esclerose múltipla e outras patologias.

Dra. Budwig constatou que o sangue de doentes com câncer tem deficiência de alguns ingredientes essenciais, como fosfatídios e lipoproteínas, enquanto o sangue de uma pessoa saudável sempre contém quantidades suficientes desses ingredientes essenciais.

Ela também observou que, quando os doentes receberam esses ingredientes naturais durante cerca de três meses, os tumores gradualmente se reduziram, a fraqueza e a anemia desapareceram, a vida e a energia foram restabelecidas. Enfim, os sintomas do câncer, diabete e disfunção hepática foram atenuados.

Dra. Budwig então descobriu que, com a simples ingestão de uma combinação de dois ingredientes naturais, não só o câncer pode ser prevenido, mas também outras doenças.

Esses alimentos são o ÓLEO DE LINHAÇA e o QUEIJO COTTAGE, que, para serem eficazes, devem ser ingeridos juntos, uma vez que um ajuda o outro a liberar suas propriedades.

A fórmula da Dra. Budwig se mostra eficaz até em casos de câncer na fase terminal e tem sido usada na Europa para a prevenção de câncer, arteriosclerose, acidente vascular cerebral, enfarte cardíaco, úlceras estomacais (normaliza sucos gástricos), próstata, eczema e doenças auto-imunes.

Segundo a médica, a dieta é tanto preventiva como curativa.

A teoria é a seguinte: o uso de oxigênio no organismo pode ser estimulado por compostos de proteínas de teor sulfúrico, que tornam o óleo solúvel em água e estão presentes em queijo (sobretudo no cottage), nozes, cebola e alho.

Deve-se usar apenas óleo não refinado, prensado a frio e com alto teor de ácido linoléico. Deve ser consumido juntamente com alimentos que contêm proteínas, pois, como visto, isoladamente não têm o mesmo efeito.

A melhor combinação é queijo cottage e óleo de linhaça.

COMO FAZER A MISTURA

Mistura básica
De meia a uma xícara de chá de queijo cottage pobre em gordura e orgânico
Uma colher de sopa de óleo de linhaça (virgem, puro, prensado a frio, não processado)Liquidifique os dois ingredientes, acrescentando um pouco de água para poder processar. Tome diariamente.

P.S.: Eu particularmente utilizo o”Mix Budwing” como molho de saladas e vegetais. Fica muito bom!

Outra sugestão da Consuelo: Musli- Budwig para café-da-manha

1 colher chá de mel3 colheres de sopa de leite (Bio)
3 colheres sopa de óleo de linhaca
2 colheres de sopa de linhaca moída na hora
100 gramas queijo cottage
Frutas frescas
Nozes (opcional)

Picar as frutas (pode ser 1 banana, 1 laranja, 1 maca, 1 pêra) e deixa de lado. Então bate na batedeira o óleo, o mel e o leite, deixar fazer um creme onde o óleo desaparece. Depois disso vai acrescentando o cottage devagar, sempre batendo, até fazer um creme grosso. O importante é que o óleo de linhaca literalmente desapareca no creme. Feito isso, pegue uma tigela, coloque a semente de linhaca moída, acrescente as frutas e por cima de tudo jogue o creme e as nozes.

Oleolux - Substituto da manteiga

Colocar 125ml de óleo de linhaça no congelador e deixar por uns 30 minutos. Durante este tempo ir preparando as outras coisas;
Aquecer 250g óleo de côco (virgem não refinado);
Adicionar ao óleo de côco, 100g de cebola orgânica picadinha;
Deixar a cebola cozinhar no óleo por mais ou menos 15 minutos, até ficar marrom claro;
Adicionar à cebola e óleo de côco mais 10 dentes de alho picadinhos;
Deixar cozinhar por mais uns 3 minutos junto com a cebola;
Peneirar este óleo, tirando a cebola e o alho, e jogar este óleo de côco sobre o óleo de linhaça que tirou do congelador. Este óleo de côco mais as propriedades do alho e da cebola que ajudarão a manter as qualidades do óleo de linhaça.
Voltar para o congelador novamente, deixar lá por um tempo. Depois conservar na geladeira.
Usar esta mistura no lugar da manteiga, passar no pão, batatas, vegetais, mas se quiser usar em receitas não pode ser aquecido por longo tempo ou perde as propriedades. Pode-se preparar um vegetal, por exemplo, berinjela, e no final, apagar o fogo, esperar um tempo e adicionar uma colher pequena de oleolux.

Conceitos - Medicina, etc

MEDICINA CONVENCIONAL : É a medicina que se aprende nas escolas médicas. É a medicina oficial da maioria dos países ocidentais. Todo médico que pratica a medicina complementar deve conhecer profundamente a medicina convencional.

MEDICINA COMPLEMENTAR: É a medicina praticada por médicos que utilizam todos os recursos disponíveis da medicina convencional e a complementam utilizando métodos terapêuticos e propedêuticos não convencionais, porém de eficácia comprovada, sempre colocando as necessidades individuais do paciente em primeiro lugar e empregando técnicas seguras , sob sua responsabilidade profissional e com o pleno conhecimento e consentimento do paciente.

MEDICINA ALTERNATIVA: É aquela praticada por aqueles que utilizam uma opção diferente, uma alternativa à medicina convencional. Seria o conjunto de práticas de diagnose e terapia sem a apropriada validação científica, ou que sejam consideradas inacessíveis ao método científico experimental, o que neste último caso pode ocorrer nas práticas de cura via métodos metafísicos e espirituais, diferentemente das práticas médicas convencionais.

MEDICINA TRADICIONAL : É aquela praticada pelo povo de cada país e que surgiu há muito tempo, sendo passada oralmente ou por manuscritos de pai para filho. É o tratamento com ervas do nosso caboclo, é a acupuntura do povo chinês, a medicina Ayuvérdica da Índia, etc.

HOMEOPATIA: Especialidade médica reconhecida pelos Conselhos de Medicina e pode ser definida como “ uma doutrina médica vitalista que concebe as doenças como resultados de alterações da energia vital e da rede vital intrínseca, tratando tais doenças com medicamentos que produzem no homem sadio grupos de sintomas semelhantes.”Os medicamentos homeopáticos diferem dos alopáticos principalmente porque a sua aplicação se faz em doses muito pequenas, atenuadas por diluições e triturações, e depois dinamizadas segunda a lei das semelhanças, resultando em doses ínfimas do princípio ativo original.

FITOTERAPIA: é o método de medicina natural mais antigo que existe. O conjunto de dados a respeito das plantas e de suas virtudes curativas, transmitidas oralmente de uma geração a outra, aos poucos foi sendo enriquecido com a incorporação contínua de novos conhecimentos, adquiridos através da experimentação prática e guiada pela intuição. Com a evolução da ciência e o aperfeiçoamento dos sistemas e instrumentos de análise, as plantas medicinais começaram a ser estudadas do ponto de vista de sua composição química, procurando-se isolar seus princípios ativos para verificar que efeitos exercem sobre o organismo animal e humano. A Fitoterapia é considerada um método natural preventivo, conservador, regenerador e curativo.

NUTROLOGIA: A Nutrologia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Federal de Residências Médicas, assim como Endocrinologia, Cardiologia, Oncologia, etc...Pesquisa e utiliza nutrientes na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. O médico responsável pela especialidade no Brasil, denomina-se Nutrólogo. A Nutrologia trabalha em conjunto com todas as demais especialidades médicas, uma vez que a alimentação correta é a base mais sólida para a conquista e manutenção da saúde.

NUTRIÇÃO: É a ciência que investiga e controla a relação homem-alimento para preservar a saúde humana. O Nutricionista planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, spas, asilos, entre outros locais. O nutricionista não é médico...

MEDICINA BIOMOLECULAR / ORTOMOLECULAR: é aquela que atua na prevenção e no tratamento das doenças, utilizando todos os recursos e procedimentos disponíveis da medicina contemporânea. É a medicina que aprende no curso de medicina, acrescida das recentes aquisições no campo da bioquímica, da nutrição, da ecologia sistêmica, da indução enzimática, da expressão gênica, dos radicais livres, etc.. Em outras palavras, é a medicina dos novos tempos, sendo considerada uma das estratégias básicas da medicina do futuro, tanto na prevenção como no tratamento.

Na estratégia biomolecular/ortomolecular existem várias etapas, vários desafios. Precisa-se conhecer muito bem o organismo do paciente, pois, além de tratar a sua principal doença, o médico responsável deve tomar medidas de prevenção de outras doenças também. Com os conhecimentos atuais pode-se diminuir drasticamente o risco de infarto do miocárdio, derrame cerebral, vários tipos de câncer, diabetes, doenças reumáticas, obesidade, alergias, depressão, doença de Alzheimer, Parkinson, degeneração macular senil, alergias, etc.

O médico não pode satisfazer-se simplesmente em fazer um diagnóstico e imediatamente tratar o paciente com a droga mais moderna e mais cara do mercado farmacêutico. O médico precisa estudar, precisa conhecer o organismo da pessoa que nele confiou a saúde. Desta forma, o médico precisa responder algumas perguntas :

1- existe falta de nutrientes ,
2- existe contaminação por metais tóxicos,
3- existe alergia / intolerância alimentar ,
4 – como estão as principais glândulas (hipófise, tireóide, supra-renal, pâncreas , testículo / ovários , próstata),
5- como estão os principais órgãos (coração , pulmão , fígado , rins , trato gastro-intestinal) ,
6- como está o sistema imune de defesa ,
7- como está a polaridade das membranas ,
8- como estão o metabolismo das gorduras , das proteínas e dos carboidratos ,
9- qual é a dieta ,
10-como é a atividade física,
11- qual é o estilo de vida ,
12- existe inflamação crônica subclínica.

O primeiro desafio junto ao paciente é descobrir quais os nutrientes que estão faltando ou em excesso. O segundo desafio é descobrir se estão presentes elementos estranhos ao meio interno e às células. Muitas vezes, a correção dos desvios encontrados é suficiente para proporcionar o necessário equilíbrio metabólico/ energético requerido para retornar novamente o paciente ao estado de saúde.

Esta primeira abordagem da Medicina Biomolecular/ortomolecular constitui-se nos rudimentos, na parte geral comum a todas as especialidades médicas, sem a qual nenhum tratamento clínico ou cirúrgico, por mais sofisticado que seja, atingirá a sua máxima eficácia. O pensamento lógico, comprovado por inúmeros trabalhos científicos é simples: deve-se introduzir nas células e no meio interno os elementos químicos que porventura estejam faltando e retirar os elementos em excesso, geralmente estranhos ao organismo. É fácil compreender que um organismo sem deficiências e sem substâncias estranhas reagirá muito melhor a qualquer tipo de tratamento. E muito mais que isso: Se o organismo estiver saudável, ele estará em melhores condições de assim continuar, pois todos os seus mecanismos de defesa estarão em pleno e completo funcionamento.

Avelós - Brasileiros testam planta amazônica

Brasileiros testam planta amazônica contra o câncer em pacientes


Estudo é o primeiro de que se tem notícia em solo nacional.Pesquisa está sendo feita no Hospital Israelita Albert Einstein.

Cientistas e médicos brasileiros estão testando em humanos o potencial de uma erva amazônica para o tratamento do câncer. É possivelmente a primeira vez que o Brasil submete um medicamento dessa natureza, obtido em solo nacional, aos rigorosos testes médicos para a aprovação de uma nova droga.

A planta é a avelós (nome científico Euphorbia tirucalli), típica das regiões norte e nordeste do País. Sua ação medicinal já era mencionada na cultura popular, o que motivou a indústria farmacêutica a analisar sua ação em células em cultura e em animais. Os resultados foram bastante promissores.

Ao que tudo indica, a substância age nas células do câncer induzindo a apoptose -- uma espécie de suicídio celular. "É o que chamamos de morte celular programada", explicou ao G1 Auro Del Giglio, gerente do programa integrado de oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e um dos coordenadores do estudo. "Em células normais, é um procedimento que acontece para a renovação das células, com as antigas dando lugar às novas. Mas nas células do câncer isso quase nunca acontece, e a idéia é exacerbar essa tendência."

Com isso, a droga tem o potencial para, se não fazer regredir, pelo menos conter ou reduzir o avanço da doença, induzindo a apoptose de muitas das células do tumor. Não custa lembrar que o câncer é basicamente um agrupamento de células que se rebelaram contra o corpo, multiplicando-se enlouquecidamente e consumindo os recursos do organismo todo em prol de seu próprio crescimento. Simples de descrever, dificílimo de tratar.

Sem apressar conclusões

In vitro, a droga funcionou contra colônias de células de câncer de mama, melanoma e outros tipos de tumor. Mas ainda não dá para dizer que o remédio vá funcionar em humanos. "Nesse primeiro estudo, de fase 1, o que a gente faz é descobrir a dose certa", diz Del Giglio. "É um estudo para identificar a toxicidade e a segurança do medicamento."

No momento, cinco pacientes estão passando por esse procedimento no Hospital Israelita Albert Einstein. A idéia é concluir o estudo até o fim do ano e iniciar a fase 2 -- que envolve um grupo maior de pacientes com o objetivo de identificar o real potencial da droga como tratamento para tipos específicos de tumores-- em 2009.

A partir daí, os cientistas já miram buscar aprovação da droga para que chegue às prateleiras, embora tenham ainda de ser conduzidas outras duas fases de estudos, de grande porte, para concluir o ciclo pelo qual passam todos os medicamentos antes de obter aprovação das autoridades competentes.

A despeito da fase preliminar dos estudos, a equipe está animada com os avanços. "Do que eu tenho notícia, é o primeiro estudo rigoroso conduzido com um medicamento herbal brasileiro para câncer", diz Del Giglio. "Está todo mundo muito entusiasmado justamente por conta disso." O trabalho está sendo conduzido em parceria com a empresa PHC Pharma Consulting, com sede em São Paulo.

Fonte:
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL805673-5603,00-BRASILEIROS+TESTAM+PLANTA+AMAZONICA+CONTRA+O+CANCER+EM+PACIENTES.html

http://www.einstein.br/Pesquisa/Paginas/Pesquisa-com-planta-amazonica-avelos.aspx

Câncer de cólon e Reto

Quero compartilhar com vocês as descobertas do Dr. Burkitt, médico pesquisador do Conselho Médico de Pesquisas da Inglaterra e autor de publicações nas mais conceituadas revistas Médicas Internacionais. Através de suas pesquisas, o Dr. Burkitt constatou que o câncer de cólon e reto, o 2º em freqüência nos Centros Urbanos e no mundo industrializado era quase que desconhecido nas zonas rurais da África.

Burkitt passou 20 anos na África, onde realizou suas pesquisas, descrevendo também um tipo raro de câncer do Sistema Linfático que levou o seu nome, dado por seus colegas, em sua homenagem: “Linfoma de Burkitt”. Ele publicou 6 artigos médicos de 1972 a 1975 sobre Nutrição na prevenção de doenças. Após as publicações pioneiras de Burkitt, foram publicados mais de 7 mil artigos sobre o assunto, além dos relatórios sob a forma de livros da Academia Nacional de Ciências dos EUA e da Organização Mundial de Saúde.

Burkitt percebeu que o africano rural evacuava cerca de 500g de fezes pastosas, sem esforço, 1 vez ao dia e que as população de áreas industrializadas do mundo evacuava cerca de 90 g de fezes duras, concentradas, com esforço, ao dia. Então centralizou suas pesquisas em diferenças na alimentação entre as 2 populações.

Descobriu que a principal diferença era que os africanos usavam cereais integrais, principalmente o milho e os habitantes de áreas industrializadas usavam cereais refinados, basicamente arroz e trigo. Também os africanos usavam maior proporção de legumes e verduras e menor proporção e freqüência de alimentos animais.

Constatou Burkitt que o refinamento dos cereais remove a principal fonte de fibras alimentares da dieta. O africano rural, come em médica 30g de fibras por dia e os de região industrializadas 10 g por dia.

Sabendo que as fibras influem no peristaltismo intestinal, Burkitt estudou as diferenças entre o trânsito intestinal dos africanos rurais e dos habitantes de áreas industrializadas, pelo método de Hinton em 1000 pessoas. Este método consiste em se ingerir 24 comprimidos opacos ao RX. As evacuações são colhidas em sacos plásticos e radiografadas, contando-se os comprimidos que vão sendo eliminados. O africano rural tinha trânsito gastro intestinal de 15 a 17 horas e os habitantes de áreas industrializadas 72 a 80 horas. As pessoas com dieta mista usando cereais integrais e cereais refinados como os estudantes em Uganda e vegetarianos no Reino Unido tinham tempo de trânsito intestinal intermediário entre 35 e 40 horas. Burkitt constatou também que os africanos rurais eliminam 30% mais sais biliares nas fezes do que as populações de áreas industrializadas. Depois deste estudo, constatou-se:

1. Como a deficiência de fibras retarda o trânsito gastro intestinal, provoca estase de sais biliares nos colons. A falta de fibras e o uso de cereais refinados e açúcar provoca a prevalência de flora bacteriana anaeróbica nos colons. Esta flora anaeróbica agindo sobre os sais biliares, os degrada quimicamente a colatos que são cancerígenos. Devido à estase, estes cancerígenos permanecem tempo prolongado em contato com a mucosa do cólon e do reto causando risco para o aparecimento do câncer de cólon e reto. A incidência é maior quanto maior o grau de refinamento dos cereais, uso de produtos animais e diminuição de uso de vegetais.

2. Um dos produtos de degradação dos sais biliares pela flora anaeróbica, denominada litocolato, é absorvido e por via circulatória retorna ao fígado ocasionando diminuição na produção de sais biliares e consequentemente, menor utilização do colesterol da circulação, a partir do qual são formados os sais biliares

3. Os cereais refinados são espoliados em nutrientes, induzindo a população a um aumento compensatório no uso de alimentos animais, notadamente, queijo, manteiga carne, aumentando o teor de gorduras saturadas, colesterol e sódio na dieta

4. A deficiência de fibras na dieta, propicia maior absorção para o sangue de gorduras, pelo trânsito mais lento, e porque as fibras iriam absorver ou aderir às gorduras impedindo sua absorção para a circulação e eliminando-as com as fezes, pois as fibras não são absorvidas

5. As fezes endurecidas formam uma pedrinha de fezes denominada fecalito, que indo ao interior do apêndice chamar-se-á apendicolito. Causando comrepssão no local, este apendicolito causa deficiência circulatória e na oxigenação para a ponta do aêndice, criando condições de baixas defesas locais para a flora anaeróbica, que é muito perigosa, causar a Apendicite aguda e a perfuração do Apêndice causando a Peritonite

Foram inúmeras as constatações do Dr. Burkitt, e resumidamente , a dieta com cereais refinados pode contribuir também para causar diverticulite, cálculos de vesícula, varizes nos membros inferiores, tromboflebite, embolia pulmonar, hérnias de hiato, refluxo gastro-esofageano, hemorróidas, obesidade, etc.

Fontes Utilizadas:
- ANTICÂNCER – PREVENIR E VENCER USANDO NOSSAS DEFESAS NATURAIS – Dr. David Servan-Schreiber – Editora Fontanar
- UMA CÉLULA RENEGADA – COMO O CÂNCER COMEÇA - Robert A . Weinberg – Editora Ciência Atual Rocco
-PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS – O MELHOR INVESTIMENTO – ALIMENTAÇÃO QUE EVITA O CÂNCER E OUTRAS DOENÇAS - Dr. Sidney Federman – Editora Minuano

Fatores Genéticos

Cada ser humano tem uma carga genética diferente do outro. Geralmente são os excessos de radicais livres, ocasionados por diversos fatores, que causam lesão no DNA e consequentemente o câncer.Quando temos substâncias anti-cancerígenas em nossa corrente sanguínea (provenientes da alimentação), os radicais livres são combatidos antes mesmo de provocar qualquer estrago. Mesmo havendo lesão no DNA, não significa que a pessoa desenvolverá câncer. Para que ocorra o câncer, é necessário que nossos mecanismos de defesa falhem na reparação do dano causado no DNA...

Pessoas que tem um mecanismo de reparo eficiente e uma carga genética privilegiada, mesmo com exposição a fatores de risco, tem menos risco de desenvolver câncer... Um dia assisti uma entrevista no Programa do Jô de uma velhinha com mais de 100 anos que comia de tudo: gordura, carnes de todos os tipos, até bebia e fumava cachimbo e estava ali, lúcida , disposta e sem doenças... Com certeza era a sua genética que a beneficiava... São pouquíssimas as pessoas que conseguem abusar sem pagar o preço de ter uma doença no futuro.

Aqueles que leram o livro “Anticâncer” irão lembrar do “Super Mouse”, que ilustra bem o que escrevi acima. No laboratório de Zheng Chui, professor de biologia da Universidade Wake Forest da Corolina do Norte, nos Estados Unidos, foi encontrado um camundongo resistente ao câncer...

Mas não devemos contar com a sorte e abusar pensando que somos o “Super Mouse” rsrsrrs Na maioria esmagadora das vezes, o que plantarmos, iremos colher...

Como já mencionei, o Vitor tem um defeito genético no braço longo do cromossomo 17 que produz uma proteína, neurofibromina, que é uma das responsáveis indiretas pelo controle do ciclo celular... Por causa disto, ele tem 4 X vezes mais chances de desenvolver câncer do que uma pessoa que não tem esta falha genética... Mesmo com esta falha genética, eu pessoalmente acredito que se ele tivesse na época uma alimentação “anticâncer”, este tumor não teria se instalado...

O câncer acontece por causa da associação dos fatores genéticos + os ambientais, se a genética não ajuda, é importante então maior rigor com os fatores que podem ser controlados...

Fontes:
- ANTICÂNCER – PREVENIR E VENCER USANDO NOSSAS DEFESAS NATURAIS – Dr. David Servan-Schreiber – Editora Fontanar
- UMA CÉLULA RENEGADA – COMO O CÂNCER COMEÇA - Robert A . Weinberg – Editora Ciência Atual Rocco
-PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS – O MELHOR INVESTIMENTO – ALIMENTAÇÃO QUE EVITA O CÂNCER E OUTRAS DOENÇAS - Dr. Sidney Federman – Editora Minuano

Carne vermelha aumenta risco de morte

Consumir carne vermelha aumenta risco de morte, afirma pesquisa

O consumo de carnes vermelhas e processadas aumenta o risco de morrer de diversas causas, entre elas de câncer e doenças cardiovasculares, segundo um estudo realizado por médicos americanos ao longo de dez anos.

A afirmação consta de uma pesquisa dos médicos Rashmi Sinha e de seus colegas do Instituto Nacional do Câncer de Rockville, Maryland, Estados Unidos, que publicam hoje os resultados de um estudo na revista "Archives of Internal Medicine".

Os cientistas avaliaram a associação entre consumo de carne e risco de morte em mais de 500 mil pessoas - 322.263 homens e 223.390 mulheres -, que tinham entre 50 e 71 anos quando o estudo começou a ser feito, em 1995.

Desse total, 47.976 homens e 23.276 mulheres morreram durante o período de acompanhamento de dez anos.

Segundo o trabalho, homens e mulheres que consumiram mais carnes vermelhas (uma média de 62,5 gramas por cada mil calorias diárias) tiveram um maior risco de morrer por qualquer causa e por doenças coronárias e de câncer em comparação com os que ingeriram só uma média de 9,8 gramas de carne vermelha a cada mil calorias por dia.

A mesma coisa pôde ser observada entre os participantes que comeram mais carnes processadas (bacon, salsichas, presunto) em comparação com os que consumiram menos (uma média de 22,6 gramas, frente a 1,6 grama por cada mil calorias diárias).

Por sua vez, o índice de risco de mortalidade geral ou por câncer e doenças coronárias foi ligeiramente inferior entre os que comeram mais carne branca em comparação com os que se alimentaram com mais carne vermelha.

"Cerca de 11% das mortes por todas as causas nos homens e 16% nas mulheres poderiam ser evitadas reduzindo o consumo de carne vermelha" a uma média de 9,8 gramas por cada mil calorias diárias, afirma o estudo.

Os autores da pesquisa destacam que há muitos fatores pelos quais a carne pode ser associada a um aumento do risco de morte.

Cozinhar carne a altas temperaturas produz substâncias cancerígenas, e esse alimento também é uma importante fonte de gordura saturada, associada com os cânceres de mama e de cólon, lembram.

Além disso, uma menor ingestão de carne está relacionada com uma redução de fatores de risco das doenças coronárias, com os níveis de colesterol e com a pressão sanguínea.

Fonte:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1054844-5602,00-CONSUMIR+CARNE+VERMELHA+AUMENTA+RISCO+DE+MORTE+AFIRMA+PESQUISA.html

Dieta ocidental favorece câncer de cólon

A dieta típica ocidental, rica em carnes e gorduras e pobre em carboidratos complexos, como os amidos, é uma receita para desenvolver câncer de cólon, advertiu hoje o gastroenterologista Stephen O'Keefe, da Universidade de Pittsburgh, dos Estados Unidos.

Isso ocorre porque a dieta tem uma influência direta nas diferentes bactérias intestinais, que podem produzir substâncias protetoras ou cancerígenas para o cólon, disse O'Keefe em reunião da Society for General Microbiology em Harrogate, no Reino Unido.

O câncer colo-retal é a segunda maior causa de morte oncológica entre adultos no mundo ocidental, atrás apenas do de pulmão.

O gastroenterologista explicou que as pessoas que adotam uma dieta rica em carboidratos complexos, incluindo cereais, legumes, verduras e frutas, possuem uma grande quantidade de firmicutes no intestino.

Estas bactérias utilizam os resíduos de amido e proteínas no cólon para fabricar ácidos graxos de cadeia curta e vitaminas como o folato e a biotina, que mantêm a saúde do órgão.
Estudos comprovaram que um destes ácidos graxos, o butirato, reduz o risco de ter câncer de cólon.

Por outro lado, algumas bactérias podem fabricar substâncias tóxicas a partir dos resíduos alimentares, afirmou O'Keefe.

As dietas ricas em carne produzem sulfureto, que reduz a ação das bactérias benéficas à saúde, acrescentou.

Fonte:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1064940-5602,00-DIETA+OCIDENTAL+FAVORECE+CANCER+DE+COLON+AFIRMA+ESTUDO.html

Má alimentação provoca câncer de intestino

O câncer de intestino, também chamado de tumor do cólon/reto ou câncer colorretal, desenvolve-se geralmente a partir de lesões que crescem na parede do intestino. Estas lesões evoluem com o passar do tempo para câncer. Os principais fatores de risco da doença são alimentação rica em gorduras com muitas calorias e pobre em fibras, ter parente de primeiro grau com câncer de intestino, tabagismo, entre outros.

Com o avanço da medicina, novos medicamentos são incorporados ao tratamento, aumentando significativamente a sobrevida e qualidade de vida dos portadores deste tipo de tumor. Medicamentos como a quimioterapia oral inteligente possuem baixa toxicidade o que reduzem os efeitos colate-rais, típicos das quimioterapias intravenosas e, comprovada-mente oferecem eficácia no combate à doença.

Segundo a presidente da Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer de Intestino-Abracepi, Angelita Gama, contudo, vale salientar que o mais recente e impactante avanço obtido nos últimos tempos, foi a possibilidade de eliminar o fornecimento de nutrientes e oxigênio das células cancerígenas, com isto, "matando o tumor de fome". Trata-se do mecanismo de ação denominado antiangiogênese.

"O câncer se forma quando há acúmulo de defeitos nas células do intestino que levam à formação de pólipos que, se não retirados, podem transformar-se na doença", destaca Angelita Gama. Sobre as formas de prevenção, ela destaca a detecção e retirada dos pólipos e diminuição dos fatores que levam à doença.

A médica enfatiza ainda que existe componente hereditário em porcentagem pequena dos casos. Mas os fatores externos como: tabagismo, seden-tarismo, dieta rica em gorduras e pobre em fibras, consumo excessivo de carnes vermelhas são fatores de risco.

A cirurgia é a forma de tratamento mais indicada. Isto porque cura quando a detecção é precoce. Além dela, existe ainda a qui-mio e radioterapia. Mas o melhor tratamento é a prevenção.

"Ações simples podem contribuir para prevenir o câncer de intestino: a adoção de hábitos saudáveis de vida: não fumar, reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, reduzir o consumo de alimentos gordurosos preferindo os legumes, verduras, frutas, corantes artificiais, fazer exercícios físicos regularmente", ressalta Angelita Gama.

Na última semana, a campanha Laços de Esperança fez um alerta aos brasileiros que é chegada a hora de saber mais sobre o câncer de intestino. "Tivemos ações diferenciadas de alerta e prestação de serviços gratuita; tudo preparado para disponibilizarmos informações completas sobre este tema. O câncer de intestino é um dos mais frequentes, mas por outro lado, é preve-nível e, se descoberto cedo, as chances de cura são altas. Por isto, a informação e a conscientização são fundamentais", ressalta Angelita Gama.
Diário do Povo - PI

Fonte: http://www.tvcanal13.com.br/noticias/teresinama-alimentacao-provoca-cancer-de-intestino-56824.asp

Segundo Câncer

Infelizmente, é freqüente encontrar pessoas que foram tratadas com sucesso de um câncer e que, depois de alguns anos, desenvolvem um outro câncer. Será o mesmo câncer? Por que isto?

O Dr. John F. Potter, professor de cirurgia da Gorgetown University e presidente por muitos anos de Institutos da Sociedade Americana do Câncer esclarece esta questão no livro “Como aumentar suas chances contra o câncer”, Editora Madras.

Ele diz que quando os exames médicos atestam a cura de um câncer, isto é fato. E se surgir no futuro um outro câncer, não será necessariamente uma conseqüência do primeiro já tratado e curado... (Não estamos falando de metástases)

Ele diz que um segundo câncer é muito provavelmente causado pelos mesmos fatores etiológicos que desencadearam o primeiro câncer...

As pessoas que tiveram a benção de serem curadas de um primeiro câncer, precisam então mudar o seu estilo de vida pra não correrem o risco de um segundo câncer. Se anteriormente a pessoa tinha uma vida desregrada, comia muita gordura, muito sal, muita proteína animal, muitos conservantes, aditivos químicos, alimentos embutidos etc. e se ela, depois de curada do primeiro câncer continuar com a vida de antes, terá as mesmas chances de desenvolver um segundo câncer...

Da mesma forma, se alguém foi tratado com sucesso de um câncer de língua ou pulmão e era fumante, será necessário parar de fumar imediatamente. Quem teve melanoma, será necessário evitar a exposição excessiva ao sol, a fim de reduzir o risco de ter um outro câncer de pele não relacionado...

É uma pena que a maioria dos oncologistas não orientam de uma forma completa. Na minha opinião, devemos aprender com cada dificuldade que passamos, pra não cometermos os mesmos erros duas vezes... Precisa-se lutar muito pra vencer o câncer na primeira vez. Modificar o estilo de vida e assumir hábitos saudáveis é uma forma de não desperdiçar a sorte!

Câncer em Escala Mundial

A alimentação moderna, ocidental, não favorece nosso organismo. Grandes quantidades de gordura saturada (carnes, leite, queijos, ovos) , alimentos refinados, industrializados, com conservantes, aditivos químicos, açúcar, etc

As doenças tem fatores etiológicos comuns. As doenças infecciosas são dominantes como causa de morte em países em desenvolvimento. Quando as economias destes países crescem e adotam o modo “ocidental” de se alimentar, diminuindo a atividade física, as doenças não infecciosas (cardiovasculares, câncer, diabetes, etc) tornam-se mais prevalentes. Nos países desenvolvidos estas doenças são dominantes como causa de morte. E muitas destas mortes são prematuras e preveníveis.

Efetivamente, o câncer NÂO é distribuído de maneira uniforme no mundo. Segundo as últimas estatísticas publicadas pela Organização Mundial da Saúde, os países com os mais altos níveis de câncer são os da Europa do Leste e os ocidentais industrializados (300 a 400 casos para cada 100.000 habitantes). Em contrapartida, os países do sudeste Asiático, como Índia, China ou Tailândia, têm taxas muito menos elevadas (100 casos para cada 100.000 habitantes).

Não só o fardo do câncer é distribuído de maneira desigual de uma região do mundo para outra, mas, além disso, o tipo de câncer que afeta a população desses diferentes países varia enormemente. Como regra geral, exceto o câncer de PULMÃO, o mais freqüente e mais uniformemente difundido em escala planetária (por causa do tabagismo), os cânceres mais comuns nos países ocidentais industrializados são, na ordem: CÓLON, MAMA E PRÓSTATA, enquanto que nos países asiáticos a freqüência desses cânceres vem depois do que se observa para os cânceres de ESTÔMAGO, ESÔFAGO E FÍGADO. Por exemplo o câncer de cólon no ocidente acomete 50 pessoas entre 100.000 habitantes. Já na Índia, a incidência é de 5 em cada grupo de 100.000 habitantes.

Populações Migrantes

O estudo das populações migrantes permitiu confirmar que essas variações extremas NÂO se devem a uma predisposição genética qualquer, porém estão estreitamente ligadas à diferenças existentes entre os estilos de vida.

Evidências sugerem que diversos cânceres estejam associados a um alto consumo de gordura animal. Especialmente os de MAMA e INTESTINO GROSSO...

Por exemplo, as mulheres japonesas têm incidência baixa de câncer de MAMA quando vivem no Japão, onde a dieta contém quantidades relativamente pequenas de gordura. Quando essas mulheres imigram para o ocidente e adotam uma dieta ocidental com alto teor de gordura, sua incidência de câncer de mama começa a aumentar...

Projeto North Karelia

A organização Mundial de Saúde publicou o 2º. Relatório intitulado “Diet, and the Prevention of Chronic Diseases” (Dieta, Nutrição e Prevenção das Doenças Crônicas), em meados de 2003, em Genebra, Suíça (o primeiro relatório foi publicado em 1990).

Este relatório foi elaborado por 72 professores universitários e cientistas de 23 países, especializados na área de nutrição na prevenção de doenças.

Um destes professores, Pekka Puska, Diretor do departamento de Prevenção de Doenças não comunicáveis e Promoção da Saúde, O.M.S., em Genebra, Suíça, é também diretor do Projeto North Karelia, na Finlândia, o qual pode ser resumido da seguinte forma:

“Na província de North Karelia, havia em 1990 a maior incidência de mortes por enfarto e doenças cardiovasculares do mundo .Por ser uma país de clima frio, a população comia grandes quantidades de manteiga, queijos e carnes, fontes de gorduras saturadas, dizimando os homens por infarto em idade produtiva, resultando em inúmeras viúvas jovens e órfãos em um país pouco populoso (cinco milhões de habitantes).

O professor Puska, por meio do Projeto North Karelia, atuou informando a população através de 300 médicos, utilizando a Midia (TV, rádio, jornais), atiando também entre os produtores de alimentos de supermercados.

Como resultado, conseguiram mudar hábitos alimentares importantes na população, que passou a usar cereais integrais, pães e outros produto feitos com farinhas de cereais 100% integrais, feijões, leguminosas, verduras, frutas, óleos vegetais, como também diminuir o uso de carnes, priorizando o uso de peixe em pequena quantidade. Adicionando a este hábito alimentar, houve a diminuição do tabagismo, do alcoolismo e promoção de maior atividade física.

Em decorrência de tal mudança, no ano de 1995, houve diminuição em 68% das mortes por doenças cardiovasculares, 73% das mortes por doença cardíaca coronariana (infarto do miocárdio), 44% das mortes por câncer e 71% das mortes por câncer do pulmão...”

A conscientização foi feita de forma ampla, e muito provavelmente NÃO foi 100% da população que aderiu ao projeto. Mesmo assim, os números foram animadores, tendo sido suficientes para CONFIRMAR, REFORÇAR e ENDOSSAR que hábitos alimentares saudáveis e estilo de vida tem relação sim com a prevenção de doenças.

Fontes: Os Alimentos Contra o Câncer ( Richar Béliveau Ph.D. e Denis Gingras Ph.D.), Prevenção de Doenças Crônicas (Dr. Sidney Federmann), Como Aumentar Suas Chances Contra o Câncer (John F. Potter, M.D.)

Ajudando o Organismo

São muito importantes os fatores alimentares. Existem centenas de moléculas anticancerígenas nos alimentos que “combatem” os radicais livres antes mesmo que possam fazer estragos. Pessoas com falhas genéticas devem ser mais rigorosas ainda com relação à alimentação...

Como sabermos se temos ou não falhas genéticas?

Na maioria das vezes é difícil descobrir. Testes genéticos são caríssimos. Nunca deixaremos de ser beneficiados com a prevenção...

A utilização dessas moléculas presentes na nossa alimentação cotidiana é importante, pois ela pode ter um papel capital no equilíbrio das funções vitais do organismo, um fenômeno chamado “homeostase”, que seria um equilíbrio delicado entre fatores desencadeantes e outros que as previnem. Se há carência de certos fatores alimentares, como as frutas e os legumes, um desequilíbrio é criado, favorecendo o desenvolvimento de doenças. O aporte ao organismo dos elementos em falta, pela alimentação, permite restabelecer o equilíbrio essencial à saúde. Os sistemas de controle do corpo humano podem, grandemente tirar proveito da ajuda dos compostos de origem nutricional, para manter em harmonia todas a atividades normais do organismo.

Devemos então ajudar nosso organismo oferecendo a ele os alimentos que o ajudarão nesta batalha. Quanto menos substâncias nocivas nós ingerirmos, mais nossas chances aumentarão de o câncer já existente não tornar-se mais “virulento” ainda. São novas mutações em cima das já existentes que vão tornando o câncer cada vez mais agressivo e de difícil controle.

A nossa alimentação contém uma mistura complexa de compostos químicos. Alguns causadores e promotores do câncer e outros potentes protetores. Devemos comer uma proporção maior de alimentos protetores e evitar, ou usar em pequena proporção os alimentos que possuem o potencial de causá-lo ou promovê-lo.

Avelós - Pesquisa Hospital Albert Einstein

Hospital Israelita Albert Einstein pesquisa planta amazônica para criar novo medicamento contra o câncer

O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) vem realizando pesquisas em seres humanos para a criação de um medicamento contra o câncer, produzido a partir de uma erva da Amazônia chamada Avelós.

Trata-se de um estudo inédito no Brasil com pesquisas de erva da flora amazônica cujo objetivo é criar uma nova opção para o tratamento do câncer. O estudo entrará na fase 2, ou seja, somente os pacientes que já estão participando das pesquisas continuarão a ser avaliados até a conclusão do trabalho. Este estudo é realizado em pessoas pela primeira vez no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), instituição com um dos mais avançados centros oncológicos da América Latina.

A planta Avelós (Euphorbia tirucalli), típica das regiões norte e nordeste do País, produz uma seiva semelhante ao látex e já foi estudada por meio da análise de sua ação em células em cultura e em animais.

A erva é utilizada na cultura popular há décadas como planta medicinal, mas sem comprovação científica como benéfica ao tratamento do câncer em humanos. Isso levou à realização de estudos laboratoriais que, de fato, comprovaram uma atividade anti-tumoral de substâncias presentes na Avelós.

“Caso os resultados iniciais sejam positivos, estudos mais aprofundados da ação da Avelós em tumores poderão revelar uma nova geração de medicamentos para o câncer”, explica dr. Auro Del Giglio, Gerente do Programa Integrado de Oncologia do Einstein e um dos coordenadores do estudo.

O novo medicamento poderá ser disponibilizado ao mercado depois de avaliada sua eficiência e grau de toxidade, o que será feito após novos estudos que comprovem sua eficácia e sua aprovação pelas instituições responsáveis.

A pesquisa é realizada por meio da parceria entre o IIEP e a PHC Pharma Consulting – empresa de consultoria e assessoria científica, especializada no segmento industrial farmacêutico.

O Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein é um dos diferenciais que conferem ao Hospital Israelita Albert Einstein a posição de liderança no setor da saúde, atuando em parceria com importantes instituições de pesquisa científica no país e no exterior, agências nacionais e internacionais de fomento e órgãos governamentais.

Fonte: www.einstein.br/Pesquisa/Paginas/Pesquisa-com-planta-amazonica-avelos.aspx

Alimentação X Câncer

Será apenas coincidência que o câncer seja muito mais frequente em regiões super industrializadas???

Existem 3 linhas de investigação usadas para estudar a relação Alimentação e Câncer.

1. Pequisas epidemiológicas - estudam a ocorrência de câncer numa população
2. Experiências, nas quais são introduzidas modificações na dieta dos animais, para averiguar se a incidência do câncer é alterada
3. testes "in vitro", realizados em laboratório de pesquisa para determinar se agentes específicos possuel propriedades carcinogênicas

QUANDO OS RESULTADOS DE TODOS OS TRÊS MÉTODOS INDICAM AS MESMAS CONCLUSÕES, A DETERMINAÇÃO É CLARA.

Existem mais de 7.000 artigos publicados sobre este assunto... Além de relatórios sob a forma de livros da Academia Nacional de Ciências dos EUA e da Organização mundial de saúde.Por que será que estas informações não são difundidas aos "quatro cantos do mundo? Quanto mais os governantes vão esperar para tomar atitude?

Gente, infelizmente isto jamais irá acontecer. É ilusão nossa pensarmos neste tipo de concientização... É totalmente inviável economicamente... Pensem por um momento ... Como ficaria a indústria de "gordura Saturada" (carnes e derivados) se as pessoas adotassem medidas saudáveis??? E o mercado do açúcar... O Brasil é o maior produtor mundial! E a indústria de bebidas alcoólicas? Alimentos refinados? Processados? Embutidos? E as redes de fast food? Milhares de pessoas têm seus empregos atrelados a estes setores...

Claro que muitos de nós carregamos deficiências genéticas... Ter os genes BRCA1 e BRCA2 mutados não significa, OBRIGATORIAMENTE, que a pessoa terá câncer de mama. Nestes casos, os cuidados alimentares e ambientais devem ser redobrados...

Conheço inúmeras pessoas que adotam medidas alimentares preventivas e sabe o que acontece?
Elas não ficam doentes... é muito raro... Não tem diabetes, obesidade, hipertensão, câncer... Será coincidência???

Dobra a incidência de câncer de mama...

Dobra a incidência de câncer de mama antes dos 35 anos...

Veja a matéria:
http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mulher/mat/2009/03/18/dobra-incidencia-de-cancer-de-mama-antes-dos-35-anos-754888102.asp

Indústria de Medicamentos Controla Jornais...

INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS CONTROLA JORNAIS E SOCIEDADES CIENTÍFICAS
Liberdade intelectual na medicina
Um artigo publicado no jornal científico Psychotherapy and Psychosomatics, por seu editor Giovanni A. Fava, trata sem meias-palavras da questão da liberdade intelectual na pesquisa médica.
Esta liberdade pode estar ameaçada por várias questões examinadas criticamente no artigo e apoiadas por vários exemplos que dão embasamento às afirmações.

Controle das pesquisas médicas
Segundo Fava, a indústria de medicamentos tem o controle total de muitas sociedades científicas, periódicos científicos e guias de práticas clínicas.
Membros de grupos de interesse agem como editores, revisores e consultores para jornais médicos, reuniões científicas e organizações de pesquisas sem fins lucrativos, com a tarefa de evitar sistematicamente a disseminação de dados que possam estar em conflito com os interesse da indústria.
A censura, que pode ter como resultado a proibição direta de publicação e disseminação de descobertas, é feita pela própria empresa farmacêutica, mostrando seu poder como anunciante em jornais médicos, patrocinadora de reuniões e congressos e como proprietária dos dados.
"Você nunca encontrará um determinado tipo de artigo em um jornal que tem anúncios de medicamentos," diz Fava.

Formas sutis de censura
Contudo, há formas mais sutis de censura. Uma delas tem a ver com o estabelecimento de um limite financeiro para a publicação de descobertas científicas em jornais de livre acesso.
A questão não é o livre acesso a informações autosselecionadas, mas a discriminação de fontes independentes dentro da variedade de informações disponíveis, diz Fava.
Outra forma sutil de censura é contra-atacar uma informação publicada com doses maciças de propaganda, manipulando a interpretação de experimentos clínicos. A filtragem de informações (percepção seletiva), engenharia de opiniões, uso das relações públicas da indústria e a marginalização dos dissidentes são outras modalidades bem conhecidas de ação.

Autocensura danosa
Ainda, de acordo com Fava, é a autocensura facultativa que pode representar os efeitos mais danosos.
Uma forma de lidar com o problema tem a ver com dar valor aos pesquisadores que tenham optado por não ter quaisquer conflitos substanciais de interesse - sendo um empregado de uma empresa privada, sendo um consultor regular do quadro de diretores de uma empresa, tendo ações de uma empresa relacionado ao seu campo de pesquisa ou detendo uma patente diretamente relacionada ao trabalho publicado.

Fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=industria-de-medicamentos-controla-jornais-e-sociedades-cientificas&id=3855&nl=sit

Medicina Alternativa X Medicina Complementar

A definição de Medicina Alternativa: "É aquela praticada por aqueles que utilizam uma opção diferente, uma alternativa à medicina convencional.Geralmente são praticadas por pessoas que apenas conhecem um tipo diferente de estratégia, nem sempre de eficácia comprovada ou segura. Alternativa dá idéia de exclusão e tais profissionais quase sempre se recusam a aceitar tipos de estratégias diferentes da sua. "

Já a Medicina Complementar, requer acompanhamento com médico que tem CRM e tudo... A definição de Medicina Complementar: "É a medicina praticada por médicos que utilizam todos os recursos disponíveis da medicina convencional e a complementam utilizando métodos terapêuticos e propedêuticos não convencionais, porém de eficácia comprovada, sempre colocando as necessidades individuais do paciente em primeiro lugar e empregando técnicas seguras , sob sua responsabilidade profissional e com o pleno conhecimento e consentimento do paciente. "

No tratamento do Vitor, utilizamos a Medicina Complementar.

Margarinas (gorduras trans)

O artigo abaixo recebi da nutricionista Dra. Márcia, que faz parte dos meus amigos virtuais.

"Você consome margarina?
- Ela tem teor altíssimo de ácidos graxos tipo trans;
- Triplica o risco de doenças coronarianas;
- Aumenta o nível de colesterol total e o de LDL (o "mau" colesterol);
- Aumenta, em cinco vezes, o risco de câncer;
- Reduz a qualidade do leite materno;
- Deprime a resposta imunológica;
- E o fato mais perturbador: a diferença entre o plástico e a margarina é de UMA MOLÉCULA.
Margarina e tudo o que for hidrogenado.Substitua a margarina por alimentos realmente saudáveis e funcionais, tais como: mel, queijo branco tipo ricotas ou frescal, geléia de frutas natural.

Margarinas com 0% de Gorduras Trans existem?
A respeito das margarinas teoricamente sem gorduras trans tipo qualy etc...é uma grande farsa, pois ANVISA permite que conste na tabela nutricional o valor ZERO quando a quantidade POR PORÇÃO for menor que 0,5%.Então quando dizem ser 0 % de trans em qualquer alimentos como margarina, massas de bolos vc consumirá até 0,5% de gorduras trans! "

Meu comentário:
O médico nutrólogo que acompanha o Vitor proibiu a margarida desde a primeira consulta. Detalhe: mesmo as margarinas que têm no rótulo “COM ÔMEGA-3” (azeite de oliva). O que adianta ter um pouquinho de ômega-3 só que, em contrapartida quantidades muito maiores de ômega-6 (outras gorduras), que é pró-inflamação e acelera o desenvolvimento do câncer

O livro “Tudo o que você precisa saber: emagrecimento, alimentação, envelhecimento, saúde”, do Dr. Marcos Sandoval Medeiros de Freitas (médico, nutrólogo e ortomolecular), página 64 e 65 , fala dos perigos das gordura trans, que tem efeitos impregnantes e cumulativos no organismo com o passar dos anos. “Uma gordura altamente nociva à saúde, a mais aterogênica e a mais impregnante que existe, devendo ser evitada sem nenhuma tolerância para isso, até em mínimas quantidades”

Canova

Fonte: http://www.canovadobrasil.com.br/

A Canova do Brasil é uma empresa nacional, sediada em Curitiba – Paraná, detentora da patente internacional do medicamento desde maio de 2001, garantindo os direitos de produção e comercialização do Canova no Brasil e em outros países. Desde 1998 a Canova do Brasil desenvolve estudos e pesquisas científicas para a comprovação da eficácia e da não toxicidade do medicamento.

Medicamento Canova
O medicamento Canova é um imunomodulador de formulação homeopática, diluído e dinamizado, que não apresenta toxicidade e é indicado nas patologias onde o sistema imunológico encontra-se comprometido, induzindo a auto-regulação do organismo.
Esse medicamento - apresentado na forma de gotas, inalante e flaconetes - se caracteriza por diluições dinamizadas e associadas conhecidas da Farmacopéia Brasileira.

Informações Adicionais
Desde 1998, a comercialização do medicamento Canova está regulamentada pelo Decreto n° 79.094/77, como Fórmula Magistral. A produção e comercialização do medicamento homeopático Canova está de acordo com o texto descrito na Lei n° 5.991 / 73 que “dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos”.O medicamento Canova está listado e regulamentado pelo FDA - Food and Drug Administration, dos Estados Unidos, desde Março de 2001, sob o código 12655.

Medicamento Imunomodulador Canova
Nas últimas décadas a medicina homeopática obteve notável reconhecimento na procura de novas soluções terapêuticas para a prática médica. No Brasil, a Homeopatia, que é reconhecida como especialidade médica desde 1980, propõe-se colocar ao alcance dos pacientes e da classe médica, medicamentos de baixo custo e que apresentem baixa toxicidade.
Avanços importantes têm nos permitido o desenvolvimento de opções de tratamentos que potencializam as respostas biológicas, principalmente no sistema imunológico, sendo incontestável sua eficiência terapêutica.

Mecanismos de Ação do Medicamento Canova
Modificações moleculares nos macrófagos que justificam a ação do medicamento Canova e os achados clínicos da prática médica diária

1) Diminuição da produção do Fator de Necrose Tumoral – alfa (TNF)
A produção desse fator ou citocina é elevada em algumas doenças crônicas, como câncer, AIDS, artrite reumatóide, etc. Essa produção elevada tem como conseqüência falta de apetite, dores musculares, perda de massa corporal. Após o tratamento com o medicamento Canova essa primeira modificação molecular é percebida rapidamente na clínica, pelo retorno do apetite, diminuição das dores, recuperação da massa muscular.

2) Aumento da produção de Óxido Nítrico (NO)
Molécula que permite um mecanismo de defesa inespecífico eficaz, resultando na diminuição de infecções. O NO é uma molécula reativa que oxida outras moléculas, principalmente as bicamadas lipídicas que constituem as membranas plasmáticas de outras células. Portanto, destruindo as membranas, as células são destruídas, são lesadas. Esse mecanismo é eficiente contra células tumorais, células portadoras de vírus, parasitas intracelulares como a Leishmania, Cândida, etc. Após o tratamento com o medicamento Canova essa segunda modificação molecular é percebida rapidamente na clínica pela redução das doenças oportunistas.
Eficácia e Segurança Comprovadas
O medicamento imunomodulador Canova® se enquadra no conceito de medicamento homeopático, pois sua técnica de produção é baseada nos princípios ditados por Hannemman, criador da Homeopatia. É amplamente usada pela medicina européia há mais de duzentos anos e que responde atualmente por 40% do mercado americano. São cinco substâncias básicas que são adicionadas entre si em etapas progressivas nos moldes homeopáticos através de uma técnica chamada sucussão, seguidas de diluição.
Imunomodulador
O medicamento homeopático Canova® é um imunomodulador, conforme se demonstrou claramente nos estudos científicos realizados em diversas Universidades Brasileiras. Deve ser utilizado em patologias nas quais o sistema imunológico esteja comprometido ou quando seja requerido uma ação mais efetiva desse sistema. Várias são as situações médicas em que o sistema imunonógico se encontra afetado, como parasitoses crônicas, doenças infecciosas e inflamatórias e quadros neoplásicos. Nestas situações clínicas é comum que o organismo aumente a produção de uma substância denominada Fator de Necrose Tumoral (TNF), a qual, em excesso, passa a ter efeito tóxico sobre o organismo, produzindo um quadro clínico dramático e de conclusão, muitas vezes fatal, chamado caquexia. Uma das ações mais potentes do medicamento Canova® é justamente a de modular a produção desta substância, também conhecida como TNF-alfa.

Linhas de Pesquisa
O medicamento Canova® começou a receber estudos científicos e sistemáticos de Universidades Brasileiras a partir de 1998. Duas linhas de pesquisas foram iniciadas então:
a) Funcionamento do medicamento;
b) Segurança do medicamento.

Segurança
Tarefas foram distribuídas em diversos centros de pesquisas, embora, naturalmente a maior parte delas se concentrasse perto da sede da empresa gestora do medicamento, no Paraná. Assim foi demonstrado que o medicamento Canova® não tem DL 50, nem genotoxicidade ou mutagenicidade. Satisfez-se assim a preocupação com a segurança. Também foram iniciadas pesquisas que explicassem como o medicamento funciona e percebeu-se que sua ação central se dá sobre uma célula do sistema imunológico chamada macrófago. Estas células são encontradas em todo o corpo humano (p.ex.: pele, vísceras, vasos sangüíneos, pulmões, tecidos de preenchimento) e são células de defesa. Observou-se que o medicamento homeopático Canova® atua nos macrófagos, induzindo a mudança do estado de repouso em que se encontram para se tornarem células ativadas. Seu metabolismo se torna mais intenso, elas se tornam maiores, ao tempo em que também atuam ativando outras células do sistema imunológico, ou as substituindo funcionalmente quando ausentes, justificando assim, a melhora clínica dos pacientes.

Administração
Desde o início de sua elaboração uma grande quantidade de conhecimento e experiência foi acumulada sobre este medicamento, mas de forma assistemática e transmitida de forma oral entre alguns profissionais que o usaram ao longo de tempo. Com a constituição da empresa Canova® do Brasil, que passou a administrar o medicamento Canova®, buscou-se sistematizar este conhecimento, sempre dentro dos princípios da medicina baseada em evidências. O medicamento é habitualmente administrado por via oral, inalado ou flaconetes. Por não ter qualquer toxicidade é um medicamento seguro por qualquer via que seja utilizada para introduzí-lo no organismo.

Estudos e Pesquisas
As pesquisas realizadas nas Universidades Federal do Paraná e Federal do Pará, demonstraram a ausência de DL 50 e de genotoxicidade e mutagenicidade. Os estudos em vários centros de acompanhamento de pacientes, com avaliação clínica, laboratorial e de mensuração de qualidade de vida, confirmam estes achados das Universidades citadas, garantindo que, além de eficaz, o medicamento homeopático Canova® é seguro para consumo humano.
Os estudos conduzidos pelo Professor Rommel Burbano, da Universidade Federal do Pará, publicados no Genetics and Molecular Research; 2(2): 223-228; (2003), demonstram que o medicamento homeopático Canova® não tem efeito genotóxico e tampouco mutagênico, isto é, não é tóxico ao material genético, nem causa alterações nos cromossomas do organismo.
Os estudos realizados no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, mostraram a ação hepatoprotetora do medicamento homeopático Canova® sobre os pacientes que se submeteram ao tratamento com uso concomitante de antiretrovirais e medicamento Canova®. Tais resultados, comprovados também nos estudos clínicos realizados em diversos locais do país e além-mar, sugerem fortemente que se deva aliar o medicamento homeopático Canova®, quando se prescrever tratamentos com antiretrovirais.
O uso concomitante com quimioterápicos leva a uma diminuição significativa do efeito nocivo desses tratamentos, como náuseas, vômitos, queda de cabelo, mal estar geral. O medicamento Canova® contribui para uma melhor aderência aos processos terapêuticos convencionais, tais como, quimioterapia ou radioterapia.

Acompanhamento
O medicamento homeopático Canova® dever ser comercializado com exigência de prescrição médica, pois as indicações clínicas para a posologia desse medicamento, são específicas e exigem um acompanhamento médico continuado com avaliação de evolução clínica, laboratorial e de imagem indicada para cada caso.
Não deixe de acessar os resultados das pesquisas científicas realizadas em Universidades Brasileiras e cujos trabalhos científicos foram aceitos e publicados em revistas indexadas internacionais.


Trabalhos Publicados em Revistas Internacionais Indexadas
1. Analysis of IL-2, IFN-g and TNF-a production, a5b1 integrins and actin filaments distribution in intraperitoneal mouse macrophages treated with homeopatic medicament. Piemonte MR, et al. Journal of Submicroscopy Cytology and Pathology; 3: 255-263; (2002).
2. The anticancer homeopathic composite “Canova Method” is not genotoxic for human lymphocytes in vitro. Seligmann IC, et al. Genetics and Molecular Research; 2(2): 223-228; (2003)
3. Immunomodulatory effect of Canova medication on experimental Leishmania amazonensis infection. Pereira WKV, et al. Journal of Infection; 51, 157-164; (2005).
4. Histopathological and immunophenotyping studies on normal and sarcoma 180-bearing mice treated with a brazilian homeopathic medication. Sato DYO, et al. Homeopathy 94, 26-32; (2005).
5. Phagocytosis, endosomal/lysosomal system and other cellular aspects of macrophage activation by Canova medication. Lopes, L, et al. Micron, 37, 277-287 (2006).
6. Canova, a Brazilian medical formulation, alters oxidative metabolism of mice macrophages. Oliveira CC, et al. Journal of Infection, 52, 420-432. (2006) .
7. Activation of bone marrow cells treated with Canova in vitro. Abud A. et al. Cell Biology International, v. 30, issue 10, 808-816; (2006).
8. Biochemical Responses in Mice Experimentally Infected with Paracoccidioides brasiliensis and Treated with Canova. Takahachi G. et al. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 49, n. 6: pp. 897-903; (2006).
9. In vivo and in vitro effects of the Canova medicine on experimental infection with Paracoccidioides brasiliensis in mice. Takahachi G. et al. Indian Journal of Pharmacology, v. 36, issue 5, 350-354; (2006).
10. Action of the medicine Canova® on peritoneal resident macrophages infected with Trypanosoma cruzi. Oliveira V. et al. Acta Sci. Health Sci. Maringá, v. 30, n. 1, p. 33-39; (2008).
11. Differentiation of Human Monocytes in Vitro Following Exposure to Canova in the Absence of Cytokines. Pretorius E. et al. Ultrastructural Pathology, 32:147-152; (2008).
12. Changes of RAPD profile of Trypanosoma cruzi II with Canova and Benznidazole. Aleixo D. et al. Homeopathy, The Faculty of Homeopathy, 97, 59-64; (2008).
13. Lymphocyte proliferation stimulated by activated human macrophages treated with Canova. Burbano, R. et al. Homeopathy, vol. 98, n. I; (2009).

Dissertações e Teses Defendidas emProgramas de Pós-Graduação Strictu Senso
As dissertações e teses contidas nesta página estão a disposição nas bibliotecas das respectivas universidades (UFPR, UFPA, UERJ, UEM). Abaixo disponibilizamos o resumo dos mesmos.
1. Alterações Estruturais em Macrófagos Peritoneais de Camundongos Tratados com o Método Canova. UFPR - 2000 - Piemonte, M.R. :: A autora demostrou que, sob a ação do medicamento Canova, ocorre alteração na distribuição de alguns receptores de membrana e diminuiu a produção do TNF alfa.
2. Efeitos do Medicamento Método Canova sobre aspectos funcionais de macrófagos. UFPR - 2002 - Godoy, L. :: A pesquisa demonstrou que macrófagos tratados com o medicamento Canova, aumentam de forma significativa a fagocitose de Trypanosoma cruzi epimastigota e Saccharomyces cerevisiae. Também houve um pequeno aumento, mas constante e significativo na produção de Óxido Nítrico, na presença ou não de parasitas intracelulares.
3. Efeito do Método Canova sobre os Parâmetros Leucocitários em camundongos normais e portadores de Sarcoma 180. UFPR - 2002 - Sato, D. :: O trabalho mostrou que, o tratamento com Canova de camundongos portadores de sarcoma, aumentou de forma significativa o número de monócitos e linfócitos no sangue periférico, entre eles os de células B, CD4, CD8 e, principalmente NK.
4. Estudo Histopatológico do Sarcoma 180 de camundongos tratados com medicamento homeopático Método Canova. UFPR - 2002 - Wal, R. :: Essa pesquisa mostrou que diminuiu o volume tumoral dos animais portadores de sarcoma tratados com o medicamento Canova. Esses tumores tratados desenvolvem, de maneira significativa, um infiltrado leucocitário peritumoral e fibrose peritumoral. Alguns nódulos remanescentes, após a avaliação histopatológica, mostraram regressão tumoral, com ausência de células cancerosas e presença apenas de área necrótica central delimitada por fibrose.
5. Macrófagos ativados com o Método Canova em interação com Toxoplasma gondii. UERJ - 2002 - Fuentes, J. :: Essa pesquisa mostrou que o medicamento homeopático Canova atua na interação parasita-macrófagos, demonstrando que ocorreu diminuição da infecção de macrófagos por T.gondii quando tratados in vitro e/ou in vivo com o medicamento Canova.
6. Estudo cromossômico de linfócitos humanos tratados com o Método Canova bem como a ação do mesmo no ciclo celular (G1, S, G2, M). UFPA - 2003 - Seligman, I.C. :: Este trabalho avaliou linfócitos humanos tratados com o medicamento Canova, estimulados por fitohemaglutinina. Comprovou a não toxicidade do medicamento. A metodologia empregada avalia o efeito do medicamento Canova sobre o DNA, mostrando que o medicamento não apresenta mutagenicidade nem genotoxicidade.
7. Efeito Imunomodulador do Medicamento Canova na Infecção Experimental por Leishmania Amazonensis. UEM - 2003 - Vieira, P.W.K. :: Esta pesquisa investigou o efeito do medicamento Canova na infecção experimental por Leishmania amazonensis em camundongos. Os resultados in vitro mostraram que o medicamento Canova reduziu o índice de infecção e estimulou a produção de Óxido Nítrico. Nas infecções in vivo demonstrou que o tratamento com o medicamento Canova reduziu acentuadamente a lesão nas patas dos camundongos. Estes resultados indicam que o medicamento Canova modula a infecção experimental por Leishmania, controlando a progressão da infecção e limitando a sua disseminação.
8. Efeitos do Medicamento Homeopático Canova no Sistema Endossomal / Lisossomal e Corpos Lipídicos de macrófagos. UFPR - 2004 - Lopes, L. :: Essa pesquisa demonstrou que macrófagos tratados têm maior capacidade de se espraiarem, fagocitarem microorganismos. A atividade da fosfatase ácida de macrófagos tratados com o medicamento Canova está aumentada, assim como o sistema endossomal/lisossomal destas células. Por outro lado, a atividade da enzima fosfatase ácida resistente ao tartarato, diminui com o tratamento. Estes resultados demonstram que o medicamento Canova aumenta a efetividade dos macrófagos tratados.
9. Ação in vitro do medicamento homeopático Canova em células de medula óssea de camundongos. - UFPR - 2005 - Abud, A.P.R :: Este trabalho teve como objetivo verificar os efeitos do composto medicamentoso homeopático Canova sobre células do estroma da medula óssea de camundongos (aderentes) cultivadas in vitro. As células ficaram ativadas após o tratamento e aparecerem ninhos de células (multiplicação e diferenciação) sobre a camada aderente.
10. Ação do medicamento homeopático Canova na cicatrização no dorso do camundongo, após incisão e sutura: uma avaliação macro e microscópica. UFPR - 2005 - Dieter, M. F. :: O tratamento com o Canova acelerou a cicatrização e diminuiu a inflamação da incisão no dorso de camundongos. Também diminuiu a celularidade, dificultando a formação de cicatriz hipertrófica.
11. Pacientes HIV/AIDS tratados com o medicamento homeopático Canova, melhoram índices laboratoriais, clínicos e de qualidade de vida. UFPR - 2005 - Stroparo, E. :: Esse trabalho avaliou a evolução longitudinal de pacientes HIV/AIDS+, depois de um e depois de seis meses de uso do medicamento Canova, concomitante ou não com o uso de medicamentos convencionais. Concluiu-se que o tratamento permitiu uma melhorora nos seguintes parâmetros: aumento do apetite e da energia disponível para rotina diária; diminuição da dor e depressão; diminuição das infecções oportunistas; aumento do n° de linfócitos CD4 e do n° total de eritrócitos, conduzindo a um aumento da qualidade de vida.
12. Recuperação de pacientes com HIV/AIDS em Botswana, África, com o uso do medicamento homeopático Canova. UFPR - 2005 - Di Bernardi, R. P. :: Este estudo demonstrou que o tratamento com o medicamento homeopático Canova foi altamente efetivo na redução da sintomatologia e na melhora da qualidade de vida dos pacientes com HIV/AIDS, uma vez que, recuperou parâmetros como: percepção geral de dor, apetite, capacidade para a realização de pequenos esforços e absenteísmo. Os resultados mostram uma mudança significativa em cada parâmetro de qualidade de vida avaliado, já no primeiro mês de tratamento, sendo que esses ganhos se mantiveram após os dezoito meses do uso do medicamento Canova.
13. Avaliação de medicamentos homeopáticos em macrófagos peritoneais de camundongos. - UFPR - 2005 - Oliveira, S.M. :: Este trabalho pesquisou os efeitos do tratamento in vitro de sete medicamentos homeopáticos, amplamente usados, em diversas potências (diluições) sobre os macrófagos. Concluiu que diversos medicamentos homeopáticos agem através de macrófagos. Possível via de ação desses medicamentos no organismo seria através de respostas Th1 e/ou Th2, por exemplo Belladona CH 200 estimula a produção de interferon (Th1) e Mercurius CH 200 estimula a produção de interleucina 4 (Th2). O medicamento homeopático Canova possui ação diferente dos medicamentos que o compõe, quando analisados isoladamente. Potências diferentes de uma mesma substância são medicamentos diferentes, induzindo respostas diferentes.

Trabalhos Publicados emCongressos Nacionais e Internacionaiscom Aprovação de Referees (Árbitros Científicos)
1. “Estudo Clínico Randomizado Placebo Controlado para avaliar a eficácia e segurança do medicamento Canova, na terapêutica de pacientes portadores de HIV/Aids em uso de antiretrovirais”. IV Brazilian Symposium on HIV Research, 2001. Publicado no The Brazilian Journal of Infections Diseases, Agosto de 2001. Sasaki, M.G.M. et al.
2.
“Estudo Clínico Multicêntrico de Pacientes com HIV/Aids submetidos a tratamento com o Imunomodulador Canova, associado com Antiretrovirais”. XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Foz do Iguaçu, 2002. Berbert, A.A. et al.
3. “Effects of Canova on mouse peritoneal macrophages”. XIX Congress of Brazilian Society of Microscopy and Microanalysis; Caxambu/MG, 2003. Kurogi, A.S. et al.
4. “Effects of Canova on mouse peritoneal macrophages oxidative metabolism”. XII Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular e IX Congresso da Sociedade Iberoamericana de Biologia Celular, 2004, Campinas/SP. Oliveira, C. C. et al.
5. “Efeitos do Canova em Macrófagos Peritoneais de Camundongos”. VIII Encontro Internacional de Pesquisa em Homeopatia, 2004, São Paulo. Kurogi, A. S. et al.
6. “Dinamic of lipid bodies in Macrophages Activation by Canova, observed by Confocal and Transmission Electron Microscopy”. Simpósio Temático sobre Patógenos Plantas Medicinais e Técnicas Avançadas em Microscopia. Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise - Salvador / Bahia - 2004. Lopes, L. et al.
7. “Imagens em Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) de Sangue de Pacientes Hiv/Aids+ de Gabane, Botswana, África". Encontro Brasileiro de Estudantes Angolanos, 2004 - Curitiba. Oliveira, C. C. et al.
8. “Detection of Nitric Oxide and Inducible Nitric Oxide Synthase in Macrophages treated with Canova”. Simpósio Temático sobre Patógenos, Plantas Medicinais e Técnicas Avançadas em Microscopia. Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, Salvador / Bahia - 2004. Oliveira, C. C. et al.
9. “A homeopathic medication improved adhesion of mice bone marrow adherent cells”. XX Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise. Brazilian Journal of Morphological Sciences - Águas de Lindóia - 2005 - Abud, A.P.R. et al.
10. “Detection in mice treated in vivo with Canova medication”. XX Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise. Brazilian Journal of Morphological Sciences - Águas de Lindóia - 2005 - Oliveira, C.C. et al.
11. “The effects of a homeopathic medicine on mouse macrophages”. Molecular Biology of the Cell - 42nd American Society For Cell Biology Annual Meeting in San Francisco, Ca, USA.- 2002. Oliveira C.C. et al.
12. “Immunomodulation in Sarcoma-180 Bearing Mice”. Cell and Molecular Biology of Cancer, Swiss Institute for Experimental Cancer Research. 2002. Wal; R. D. et al.
13.
“Homeopathic Drugs Screennig in Macrophages Culture”. International Research on Homeopathy - Improving the success of homeopathy, Londres - 2006. Oliveira S. M. et al.
14.
“Canova Modifies Mice Macrophages Gene Expression”. International Research on Homeopathy - Improving the success of homeopathy, Londres - 2006. De Oliveira C.C. et al.
15.
“Canova and Botswana, Africa: A better quality of life in HIV/AIDS achieved through Homeopathy”. International Research on Homeopathy - Improving the success of homeopathy, Londres - 2006. Di Bernardi, R. P. et al.
16.
“Introducing a Homeopathic Medication in Signaling Growth Factor Enhancing”. International Research on Homeopathy - Improving the success of homeopathy, Londres - 2006. Cesar, B. et al.
17.
“Homeopathic Medication Action on Mice Bone Marrow Cells”. International Research on Homeopathy - Improving the success of homeopathy, Londres - 2006. Abud, A.P.R. et al.
18.
“Improvement of Brazilian HIV/AIDS Patients with a Complex Homeopathic Treatment”. International Research on Homeopathy - Improving the success of homeopathy, Londres - 2006. Stroparo E. et al.

Trabalhos Clínicos
1. “Estudo Clínico Randomizado Placebo Controlado para avaliar a eficácia e segurança do medicamento Canova, na terapêutica de pacientes portadores de HIV/Aids em uso de antiretrovirais”. 2001 - Hospital de Clínicas da UFPR - Sasaki, M.G.M. et al.
2.
“Imunomodulador Canova - Aids e qualidade de vida”. Prefeitura Municipal de São Lourenço, MG, Serviço de DST-Aids, em 2002. Brito, D. J. M.
3.
“Estudo Clínico para Avaliação do Imunomodulador Canova na Terapêutica de Pacientes Oncológicos considerados FPT - Fora de Possibilidade Terapêutica”. Fundação Amor, Entidade Filantrópica de Combate a Dor do Câncer, Juiz de Fora/MG, 2002. Cabral, M.P. et al.
4.
“Estudo Clínico Multicêntrico de Pacientes com HIV/Aids submetidos a tratamento com o Imunomodulador Canova, associado com Antiretrovirais”. Berbert, A.A. et al.
5.
“Qualidade de vida e tratamento de câncer ou Aids com o Imunomodulador Canova”. 2004. Castanheira, P. et al.
6.
“Avaliação do uso do Imunomodulador Canova em pacientes com câncer resgatando formas terapêuticas que possam garantir melhor sobrevida com qualidade de vida”. Castanheira, P. et al.
7.
“Pacientes HIV/AIDS+ tratados com o Medicamento Homeopático Canova: Estudo Prospectivo Observacional em Índices Laboratoriais, Clínicos e de Qualidade de Vida”. Stroparo E. et al.
8.
“Recuperação de pacientes com HIV/AIDS em Botswana/África, com o uso do Medicamento Homeopático Canova”. (Aprovado no CEP - SCB - UFPR - 008/03) Bernardi, R.P. et al.

Trabalhos Premiados
1. “Efeito do Medicamento Homeopático Canova em Camundongos Normais e Portadores de Tumor Sarcoma 180”Autores: Sato, D. et al - 2005 Evento: XIII Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM - Associação de Universidades Grupo Montevidéo, Catedra Unesco/AUGM de Cultura e Paz. Premiação: Melhor trabalho do evento.
2. “Efeito do Medicamento Homeopático Canova em Macrófagos Alveolares Humanos”Autores: Azambuja, A. P. et al, 2000.Evento: XI Congresso Científico do Hospital de Clínicas do Setor de Saúde da UFPR - “Qualidade de Vida no III Milênio”Premiação: Certificado de Menção Honrosa.
3. “Avaliação por Microscopia Eletrônica da Ação do Medicamento Canova em Macrófagos Alveolares Humanos”Autores: Mariano, V.C. et al.Eventos: EVINCI 2001 - UFPR e ENEM 2002 - UFPRPremiação: 1° LUGAR - Melhor trabalho apresentado.

Pesquisar este blog