domingo, 1 de novembro de 2009

Metástases Cerebrais

Metástases cerebrais ocorrem sempre por via sanguínea. Sua freqüência é alta, semelhante à dos gliomas e meningiomas. Afetam geralmente pacientes a partir da meia idade.
Origem. Os tumores que mais dão metástases cerebrais são os carcinomas broncogênicos, os da mama feminina e os melanomas.
O tumor metastático pode se manifestar antes do primário (carcinoma oculto), ou pode haver latência de até vários anos após a remoção do primário para que ocorra a metástase, como é freqüente com o carcinoma renal.
As metástases podem localizar-se nos ossos do crânio ou vértebras. Metástases no crânio rapidamente ultrapassam a dura-máter. A infiltração das meninges pode causar meningite carcinomatosa (= carcinomatose meníngea). Macroscopicamente, nota-se espessamento difuso da leptomeninge, que pode simular exsudato purulento.
No tecido nervoso propriamente dito, metástases são freqüentes no cérebro e no cerebelo , e raras no tronco cerebral e medula, porque a circulação sanguínea nestes locais é menor. São habitualmente múltiplas, bem delimitadas, esbranquiçadas, firmes, quase sempre com necrose. Esta, quando muito extensa, pode resultar num cisto, restando células tumorais apenas na margem. Metástases de melanoma muitas vezes são hemorrágicas. Geralmente há edema em torno de metástases.
Ao exame microscópico o limite entre o tumor e o tecido cerebral é nítida, ao contrário dos gliomas, onde as células neoplásicas se mesclam ao tecido nervoso de maneira difusa. O diagnóstico diferencial entre o glioma e metástase pode ser difícil nos carcinomas broncogênicos indiferenciados do tipo oat cell, que são muito infiltrativos e podem se assemelhar a glioblastomas.

Fonte: http://www.fcm.unicamp.br/deptos/anatomia/nptneominis.html#meta

Um comentário:

  1. Ola Lidionete. Parabéns pela criação desse blog. Vejo que vc ajuda a acalentar o coração de muitos que tem esse triste diagnóstico. Infelizmente tbm estamos passando por isso na família. No final de fevereiro minha mãe teve diagnóstico de tumor no IV ventriculo. Fez primeiro uma cirurgia para colocação da valvula para diminuir o edema da hidrocefalia. Apos 15 dias fez outra cirurgia pra retirada do tumor.Ficou 11 dias na UTI. Depois foi para o quarto. Ficou 22 dias no hospital. Voltou pra casa tetraplégica. Só consegue abrir os olhos e nos responde por eles. Agora tbm esta voltando a responder com a mão quando pedimos pra ela apertar a mão ela tenta fechar. Ainda nao esta engolindo. Ficou com traqueo e sonda de alimentação... A biopsia acusou neoplasia maligna agressiva inconclusiva. O medico acredita que é metastase. Agora vao fazer o exame imunohistoquimico pra descobrir de onde veio o tumor primario... Se ela tivesse tempo sei quê iria se recuperar pois vejo que ela esta lutando. Mas diante desse diagnóstico sombrio tenho medo dela não ter tempo...

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog