quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Lupeol (uvas, mangas, morangos) X Câncer

Estudo demonstrou que o 'lupeol' é eficaz no tratamento do câncer de cabeça e pescoço. Presente em uvas, mangas e morangos, ele pode ser útil na cura de outros tipos da doença.

O lupeol, um componente presente em frutas como mangas, uvas e morangos, teria a capacidade de destruir e impedir a multiplicação de células cancerígenas da cabeça e pescoço, revelou um estudo de Hong Kong.

Um experimento com ratos demonstrou que o lupeol tem maior eficácia se utilizado em conjunto com drogas quimioterápicas e que praticamente não apresenta efeitos colaterais, afirmaram os cientistas da Universidade de Hong Kong, em artigo publicado no "Cancer Research", em setembro.

"Ele [o lupeol] pode impedir a movimentação e o crescimento das células cancerígenas, e descobriu-se ser mais eficaz do que as drogas convencionais (como o cisplatin)", disse Anthony Yuen, professor do departamento de cirurgia da Universidade de Hong Kong."O lupeol é ainda mais eficiente se combinado com drogas quimioterápicas e tem pouquíssimos efeitos colaterais", continuou.

A equipe de cientistas planeja fazer uma nova bateria de testes com animais e também espera realizar testes clínicos em humanos, apesar de não se comprometer em seguir uma agenda fixa para isso.O câncer de cabeça e pescoço abrange os tumores de nariz, cavidade oral, garganta, cordas vocais, tireóide e glândulas salivares, e é mais comum em asiáticos do que em ocidentais.

Alguns dos fatores de risco são atribuídos ao cigarro, ao consumo excessivo de álcool e a dietas ricas em conservantes.

Inoperáveis

Difícil de serem tratados, esses tipos de cânceres são diagnosticados, em 50% dos pacientes, em estágios avançados, quando as possibilidades de cura são tão baixas que se tornam casos inoperáveis.Cirurgias na cabeça e pescoço são sempre difíceis de serem realizadas porque envolvem a retirada de áreas extensas de tecido doente e, antes de operarem, os cirurgiões precisam descobrir como fechar as enormes feridas que serão feitas.

Também encontrado em vegetais, azeitonas, figos e palmitos, o lupeol teria a capacidade de bloquear uma proteína natural -- conhecida como NFkB -- que ajuda na reparação e no crescimento das células, explicou Yuen.


Peso mantido

No experimento, o lupeol foi dado a ratos infectados com células cancerígenas de cabeça e pescoço. "A substância não só impediu o alastramento das células malignas nas cobaias, como fez com que o tumor diminuísse de tamanho. Em comparação às drogas convencionais, o lupeol reduziu o câncer de maneira incrivelmente mais rápida", disse Terence Lee, outro membro da equipe de pesquisadores.

"As drogas convencionais também fizeram com que os ratos emagrecessem muito, mas os que foram submetidos ao lupeol mantiveram a sua forma", explicou, já que a perda de peso é um fator negativo na luta contra o câncer.

Yuen espera que o lupeol possa ser utilizado para o combate de outros tipos de câncer que também dependam da proteína NFkB para crescer e se multiplicar.

"Talvez seja possível utilizá-lo em outros tipos de câncer porque ele [o lupeol] é capaz de suprimir a proteína NFkB, que é ativada em vários tipos da doença, como no câncer de próstata, câncer de seio e de fígado", disse o pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog