terça-feira, 25 de agosto de 2009

Deus é bom!

O garoto bonito da foto ao lado é o Davi, meu amado filho “do meio”. Tenho 3 adoráveis meninos: Bruno de 12 anos, Davi de 10 (completa 11 dia 29/08) e o Vitor de 8 anos.

O Davi está participando de um concurso chamado “Bom de Bíblia”, promovido pelo Clube dos Desbravadores. Estão participando deste concurso os clubes do Brasil e de mais 7 países da América do Sul, que são Argentina, Chile, Bolívia, Equador. Peru, Paraguai e Uruguai. Existem cerca de 170.000 desbravadores na América do Sul e 2 milhões no mundo todo.

No Clube de Desbravadores são desenvolvidas atividades envolvendo as partes física, mental e espiritual, para juvenis e adolescentes de 10 a 15 anos. Eles aprendem muitas coisas , incluindo atividades ao ar livre, acampamentos, inúmeras especialidades, além de orientações que os ajudem a serem bons cidadãos, bons filhos e tementes à Deus. É vinculado à igreja adventista, mas não é necessário ser membro da igreja pra ingressar no clube...

Em abril de 2009 completou 50 anos do clube de Desbravadores no Brasil e houve uma bonita festa no Ibirapuera: http://www.youtube.com/watch?v=xuUBF7RGS6c

O Concurso “Bom de Bíblia” que os juvenis e adolescentes participam, tem como intuito levá-los à apreciarem a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus para nós. Nela encontramos orientações e conselhos cujos propósitos são para nos tornarmos pessoas melhores.

Eu e meu marido sempre incentivamos nossos filhos participarem e se envolverem com as coisas de Deus.

Como incentivo, as premiações para os campeões são viagens para o sul do Brasil, e para países da América do Sul e computadores.

São várias fases que os vencedores de cada etapa vão conquistando. As três primeiras fases são no próprio clube, a 4ª. Fase são com os melhores da região (inclui clubes de vários bairros), a 5ª. fase classifica os 10 melhores da nossa associação (engloba várias regiões, contando com 81 clubes e 1778 desbravadores) para em outubro, durante um acampamento, selecionar 6 que ganharão uma viagem para o sul. Só que somente 1 representante da nossa associação segue para a 6ª. fase, onde são classificados os 5 melhores de todos os clubes do estado de São Paulo (1 representante de cada associação e são 5 associações no estado de São Paulo). Dentre estes 5, somente um seguirá para a grande final, que engloba os 18 finalistas de 8 países da América do Sul. E meu filho Davi foi se destacando: passou pela 1ª. , 2ª., 3ª., 4ª. fases e na 5ª. fase, a da associação, ficou em primeiro lugar, empatado com uma outra garota de um outro clube. É uma grande honra estar entre os 10 melhores, que concorrerão a 6 viagens para o sul, só que o Davi sonhava alto e seu anseio era chegar à grande final da América do Sul, que será dia 31/10 em Brasília. Como somente 1 poderia ser o representante da nossa associação na 6ª. fase, no domingo (23/08) aconteceu uma prova de desempate e o Davi , pela diferença de apenas 1 ponto, não conseguiu vencer o desempate... Ficou muito triste e frustrado... O concurso engloba a Bíblia toda, e a 5ª. fase foi referente a partes dos livros de Isaías, Jeremias, Daniel, Joel, Amós, Jonas, Miquéias, Ageu, Zacarias, Malaquias e Mateus. Tinha orado a Deus, estudado bastante e estava preparado... A diferença foi de 1 ponto... Chorou e sofreu com a situação... Por que não conseguiu??? Mas aprendeu a lição que na vida, as coisas nem sempre acontecem da maneira que planejamos ou sonhamos....

Claro que decepções como esta não são nada perto de situações que realmente são problemas, como desgraças, doenças e morte, mas entendo a sua frustração e decepção... Que jogador de futebol sairia sorrindo do campo após perder na prorrogação de um jogo decisivo? Eu e meu esposo conversamos bastante com ele, demos bastante carinho e dissemos que mesmo tendo feito o melhor, ainda não foi o suficiente e na vida, uns ganham e outros perdem, e que deveria ficar feliz por ter chegado onde chegou, tendo superado centenas de participantes . Estávamos muito orgulhosos dele! Dissemos também que há propósito em tudo que nos acontece, nem que seja o propósito de nos ensinar uma lição e nos preparar para a realidade da vida...

Deus é sempre bom para conosco, ouve TODAS as nossas orações e atende de acordo com o que for melhor para cada um de nós. Há uma parábola muito interessante que conta o seguinte:

“Há muito tempo, num reino distante, havia um rei que não acreditava na bondade de Deus. Tinha, porém, um súdito que sempre o lembrava dessa verdade. Em todas situações dizia:
-Meu rei, não desanime, porque Deus é bom!
Um dia, o rei saiu para caçar juntamente com seu súdito e uma fera da floresta atacou o rei. O súdito conseguiu matar o animal, porém não evitou que Sua majestade perdesse o dedo mínimo da mão direita. O rei, furioso pelo que havia acontecido e sem mostrar agradecimento por ter sua vida a salvo pelo esforços de seu servo, perguntou-lhe:
-E agora, o que você me diz? Deus é bom? Se Deus fosse bom eu não teria sido atacado e não teria perdido o meu dedo.
O servo respondeu:
-Meu rei, apesar de todas essas coisas, somente posso dizer-lhe que Deus é bom, e que mesmo isso – perder o dedo – é para seu bem!
O rei, indignado com a resposta do súdito, mandou prendê-lo na sela mais escura e mais fétida do calabouço. Após algum tempo, o rei saiu novamente para caçar e aconteceu que ele foi atacado, desta vez, por índios que viviam na selva. Esses índios eram temidos por todos, pois sabia-se que faziam sacrifícios humanos para seus deuses. Mal prenderam o rei, passaram a preparar, cheios de júbilo, o ritual do sacrifício. Quando já estava tudo pronto e o rei já estava diante do altar. O sacerdote indígena, ao examinar a vítima, observou furioso:
-Esse homem não pode ser sacrificado, pois é defeituoso! Falta-lhe um dedo!
E o rei foi libertado. Ao voltar para o palácio, muito alegre e aliviado, libertou seu súdito e pediu-lhe que viesse à sua presença. Ao ver o servo, abraçou-o afetuosamente, dizendo-lhe:
- Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Você já deve estar sabendo que escapei da morte justamente porque não tinha um dos dedos. Mas ainda tenho em meu coração uma grande dúvida: se Deus é tão bom, por que permitiu que você fosse preso da maneira como foi, logo você que tanto O defendeu?
- O servo sorriu e disse:
-Meu rei, se eu estivesse nessa caçada, certamente seria sacrificado em seu lugar, pois não me falta dedo algum!”

Aos olhos humanos, achamos que Deus não é bom para conosco quando nos acontecem coisas que não concordamos... Mas quando entregamos nossas vidas em Suas mãos, sabemos que TUDO que nos acontece, TUDO mesmo, coopera para o nosso bem!

Os planos de Deus são sempre os melhores para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog