terça-feira, 5 de maio de 2009

Chá Verde X Câncer

O chá verde bloqueia a invasão dos tecidos e a angiogênese, pois contém múltiplos polifenóis , chamados catequinas. Dentre eles, a epigalocatequina-3-galato – ou EGCG – é uma das moléculas nutricionais mais poderosas contra os mecanismos necessários à invasão dos tecidos e à formação de novos vasos pelas células cancerosas. Após duas ou três xícaras de chá verde, a EGCG está presente no sangue em grandes quantidades, espalhando-se por todo o organismo através dos pequenos vasos capilares que cercam e nutrem cada célula do corpo. Ela se coloca na superfície destas últimas e se encaixa nos interruptores (os “receptores”), cuja função é dar sinal que permite a invasão dos tecidos por células estrangeiras, como as células cancerosas. A EGCG é também capaz de bloquear os receptores que desencadeiam a criação de novos vasos. Os receptores não respondem mais aos comandos que lhes são enviados pelas células cancerosas – via fatores de inflamação – para invadir os tecidos vizinhos e fabricar os novos vasos necessários ao crescimento dos tumores.

O chá verde age também para desintoxicar o organismo. Ele ativa os mecanismos do fígado que permitem eliminar mais rapidamente as toxinas cancerígenas do organismo.

As moléculas perfeitamente inofensivas do chá verde aumentam o efeito da radioterapia sobre células de tumor cerebral ao sensibilizá-las para as radiações.

Seu efeito á ainda mais intenso quando é combinado com outras moléculas normalmente presentes na alimentação na Ásia, como exemplo a soja.

Fonte: Livro “Anticâncer” (Dr. David Servan-Schreiber) páginas 128, 129, 150 e 151.

Alguns links sobre o Chá Verde
Agência FAPESP - O potencial do chá verde contra o câncer é ainda maior do que se supunha.
http://www.agencia.fapesp.br/materia/331/divulgacao-cientifica/cha-poderoso.htm

Polifenóis do chá verde impedem desenvolvimento do câncer em múltiplos níveis Fonte: Cancer Reseach, 01/12/2004
http://www.emedix.com.br/not/not2004/04dez01uro-cr-gtp-cancerprostata.php

Os especialistas notaram ainda que a estrutura do composto é parecida com a do remédio metotrexato, utilizado para destruir as células malignas.www.terra.com.br/istoe/1849/medicina/1849_hora_do_cha.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog